Inep disponibiliza materiais de apoio para o Enem

A dois meses do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, participantes podem acessar diversos conteúdos para se prepararem para esta edição do exame. Responsável pela aplicação do Enem, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibiliza uma série de materiais que servem de suporte aos estudos de quem vai realizar as provas.

O Exame está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021 (versão impressa) e 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021 (versão digital). Ao todo, 5.783.357 inscrições foram confirmadas para o Enem 2020. Desse total, 5.687.271 correspondem a inscritos na versão impressa do exame, enquanto 96.086 pessoas optaram por fazer a versão digital.

No portal do Instituto, é possível ter acesso às provas e aos gabaritos das edições anteriores, além da Matriz de Referência do Enem, que determina o que será avaliado em cada área do conhecimento. Além disso, o Inep disponibiliza a Cartilha do Participante, com orientações a respeito da redação do Exame. O material conta com dicas sobre estrutura do texto, explicações sobre a correção, critérios usados na distribuição dos pontos e exemplos de redações nota 1000. Os participantes também podem conferir o manual de correção — uma novidade para o Enem 2020. Pela primeira vez, o Inep disponibilizou as apostilas de capacitação dos corretores de redação, elaboradas para a edição anterior. 

Acessibilidade

Por meio da Plataforma Videoprova em Libras, ainda é possível acessar todas as questões das provas passadas em Língua Brasileira de Sinais. A Cartilha do Participante, com orientações sobre a redação, também possui uma versão direcionada à comunidade surda que tem Libras como primeira língua. Os participantes podem acessar o material pelo canal do Inep no YouTube. Ao todo, 52.598 pessoas solicitaram, em geral, algum tipo de atendimento especializado para o Enem 2020. Desse total, 1.353 declararam ser surdos e 2.487 informaram possuir deficiência auditiva. 

Canais de informação

Entre os canais de informação sobre o Exame, encontra-se o aplicativo do Enem, que reúne dados da inscrição, cronograma e alertas, além de permitir que o participante confira o local de prova e, após o exame, tenha acesso ao gabarito e ao resultado. No aplicativo, o participante pode realizar um simulado. Já no site do Enem, é possível verificar cronograma, dicas para antes, durante e depois da prova, além de ter acesso a um espaço com as perguntas frequentes sobre o Exame. O participante também pode acessar diversas informações desde o momento da inscrição até a divulgação dos resultados. A página do Enem, no portal do Inep, reúne toda a legislação do exame, além de outros documentos.

Enem

Realizado anualmente pelo Inep desde 1998, o Enem avalia o desempenho escolar ao final da Educação Básica. A estrutura do Exame conta com uma redação e 45 questões em cada prova das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Canal do Inep no YouTube: https://www.youtube.com/user/inepimprensa/playlists?view=50&sort=dd&shelf_id=4&view_as=subscriber

Videoprovas: http://enemvideolibras.inep.gov.br/

Saiba mais em: https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/enem/inep-disponibiliza-materiais-de-apoio-para-o-exame

Informações via Inep.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*