INDISCUTIVELMENTE sucesso o debate do Jornal com os candidatos a prefeito de Piúma

Nas ruas e nas redes e sociais é, o debate dos candidatos de Piúma

Paulo Cola, Samuel Zuqui, Moacir Lima e Juninho Taylor – fotos/ Victor Zetum

Somando os números não tem outra palavra que não seja SUCESSO a realização do debate ao vivo entre os candidatos a prefeito de Piúma, na noite desta sexta-feira 06, na página do jornal no Facebook. O debate foi feito no charmoso Restaurante a Ilha. Com duração de 2h00 a audiência foi no topo e geral comenta nas redes sociais e nas ruas.

Sucesso total o primeiro debate do jornal Espírito Santo Notícias

Simultaneamente 1.500 pessoas estavam ao vivo no facebook dando ao jornal a sua maior audiência em lives até o momento já realizada, cerca de 30.587 engajamentos até as 8h00 deste sábado, 7,6 mil visualizações, com 9.845 pessoas alcançadas sem impulsionamentos, mais de 20 mil comentários e quase 300 compartilhamentos. Top!

Coligação justifica ausência da candidata Martha Scherres

A ausência justificada da candidata Martha Scherres que às 18h00 encaminhou uma nota oficial da coligação ““Piúma de todos nós” dizendo que ela não se faria presente por conta do conflito de agenda pegou a organização de surpresa, uma vez que, uma hora e meia antes do debate a coligação recebeu as credenciais para o acesso ao local. Lembrando que a coligação confirmou presença também anteriormente.

A cerimonialista Eliane Ferreira deu um show na condução do debate de Piúma

Por que são candidatos ?

Nas ruas de Piúma e nas redes sociais o assunto do sábado é o debate que esquentou em alguns momentos.

Juninho Taylor PSL

Juninho Taylor afirmou que o motivo dele ser candidato e querer ser prefeito é porque não pode viver numa cidade que em pleno século XXI não existe câmeras de vídeo monitoramento, onde a segurança é precária. “Eu não posso viver numa cidade, onde algumas pessoas tiveram a chance de administrar, aonde a saúde é precária e não tem um simples aparelho de ultrassom, onde uma pessoa que precisa de um exame precisa ser agendado no papel, porque a saúde não é interligada num sistema e os papeis acabam se perdendo. “Eu não posso viver numa cidade onde os pombos cagam na cabeça dos estudantes”.

Moacir Lima – PSB

Moacir Lima candidato do PSB foi o último a se apresentar, ele cumprimentou a todos e parabenizou os organizadores do evento. “O que me fez entrar na política foi uma palavra chamada indignação. Indignação porque nós queremos uma cidade que gere oportunidade das para as pessoas. Nós querermos uma oportunidade para gerar oportunidades para as pessoas que acreditam na cidade de Piúma. Eu cheguei até aqui porque eu acredito em Piúma. Uma cidade linda, uma cidade que atrai milhares de pessoas para cá todos os anos. Juntamente com o grupo eu venho ouvindo as pessoas e a palavra que a gente ouve, indignação”.

Paulo Cola – Cidadania

Paulo Cola focou na oportunidade de mudar a cidade, com um planejamento feito com uma equipe. “Uma equipe bem formada, técnica, que possa dar a você, cidadão de Piúma, a mim, ao Ezequias, a todos nós, a oportunidade de construir um futuro descente. Aquele futuro que todos nós merecemos. Nós não podemos mudar o passado, isto é real, mas podemos entender o passado, compreender o presente e dar um salto ao futuro”.

Samuel Zuqui – PSDB

O candidato Samuel Zuqui parabenizou os organizados do debate e agradeceu ao publico a audiência. “Temos a oportunidade de apresentarmos as nossas propostas, o nosso plano do futuro para tirar Piúma desta situação difícil que nós estamos vivendo neste último mandato neste último mandando. Eu me sinto uma pessoa preparada, fiz da minha vida uma missão na política, porque através da política a gente está ao lado das pessoas e procurar ajudá-las”.

No mais, os candidatos se portaram de forma elegante e mostraram que conhecem bem a cidade de Piúma e estão atentos ao tema.

Regras

As regras foram acordadas pelas coligações

Divididos em seis blocos, o primeiro com temas livres, candidato perguntando para candidato. Já o segundo, o enfrentamento com a sociedade, as perguntas foram enviadas por convidados do jornal abrangendo temas como turismo, educação, saúde, economia e meio ambiente.

Já as perguntas enviadas pelos leitores, diversos foram os temas abordados, 10 foram selecionadas, mas para não extrapolar o tempo, apenas cinco foram disponibilizadas aos candidatos, que falaram de mobilidade urbana, cultura, população de rua e orla. Temas comuns que o jornal sempre acompanha diariamente nas reclamações dos seus leitores. O sexto bloco foram as considerações finais.

Candidatos aprovaram o debate

Os quatro candidatos aprovaram o debate

Todos os candidatos presentes aprovaram a realização do primeiro debate de 2020 realizado ao vivo pelo facebook do jornal.

“O debate foi muito importante para democracia, política e futuro de Piúma. Tivemos a oportunidade de mostrar conhecimento, capacidade e acima de tudo que estamos preparados para administrar Piúma”, disse Juninho Taylor.

O candidato Samuel Zuqui numa escala de 0 a 10 ele deu 10 para o debate. “Quero parabenizar os organizadores deste evento, se instala aqui uma democracia como os outros falaram. De 0 a 10 eu dou 10, a organização, o nível das perguntas, os convidados pelo jornal a enviarem os questionamentos, são pessoas que conhecem bem a nossa cidade e sabem dos desafios. O debate é importante para que os eleitores conheçam bem os candidatos. Eu gostei muito”, ressaltou o candidato Zuqui do PSDB.

“Parabéns pela organização, momento especial em Piúma, momento em que a democracia vai realmente chegar a todos”, disse Paulo Cola, candidato do Cidadania.

“Quero parabenizar a todos que trabalharam na organização deste debate. Um momento muito especial para nossa cidade conhecer todos os candidatos que pleiteiam chegar à prefeitura. Um momento especial onde todos podem avaliar cada um de nós. Uma pensa que nem todos os candidatos estavam presentes frisou Moacir.

Os temas e o tempo

Derik Ramos deu um show na apresentação

Definido em reunião com as coligações o tempo, foram estipulados 30 segundos para pergunta do candidato, 01 (um) minuto para resposta; 45 segundos para réplica; e 30 segundos para tréplica. Houve internautas que criticam, acharam pouco tempo, mas regra é regra e neste quesito a cerimonialista bateu um bolão, conduziu com maestria, não teve nenhum pedido de resposta.

Adélia Maria de Souza, turismóloga, publicitária, consultora da Asa Azul

Perguntando sobre Turismo Adélia Maria de Souza, turismóloga, publicitária, consultora da Asa Azul Turismo e Desenvolvimento Sustentável, voluntária na Adeturci – Instância de governança da Região Turística da Costa da Imigração que compõe 08 municípios turísticos: Anchieta, Piúma, Itapemirim, Alfredo Chaves, Iconha, Marataízes e Presidente Kennedy quis saber: Qual proposta para a consolidação do turismo sustentável em Piúma?

Professora Jaira Marinho é uma referência em Educação em Piúma

Educação

Já para debater Educação, a convidada de honra do jornal foi a professora aposentada, idealizadora do Recital do Filomena Jaira Marinho. “Pensando que a vacina contra a Covid-19 pode não estar disponível até o início das aulas em 2021, e pensando na necessidade do retorno de forma presencial. O que vocês têm em mente para fazer esse retorno de forma segura para todos? Estão preparados pra enfrentar essa nova demanda da educação? Ou apenas manterão como está mesmo sabendo que não está havendo aprendizado de qualidade”?

Saúde

Dra. Thaynara Oliveira é médica da Unidade da Família do Bairro Niterói

Para questionar saúde a médica Thaynara Oliveira, ex-diretora clínica do hospital, médica da unidade de saúde da família do bairro Niterói e diretora do Hospital do Mepes em Anchieta perguntou: Numa escala de 0 a 10 como os candidatos classificariam a saúde atual do nosso município. E, numa necessidade de procurar um atendimento para vocês mesmos como pacientes, ou de seus familiares, vocês se sentiriam seguros em procurando o Hospital Nossa Senhora da Conceição, ou procurariam atendimento fora daqui. Caso alguém responda que nãos ente segurança, casos seja eleito, o que pretende mudar mais rápido para a saúde da cidade se tornar uma referência e que possamos sentir e transmitir para os pacientes uma segurança em procurar atendimento no hospital da nossa cidade?

Em cinco meses eu estive como diretora clínica no hospital e vi a realidade lá dentro, eu gostaria de saber dos candidatos, caso sejam eleitos: vocês pretendem investir naquela estrutura já existente do hospital, concordam que existe possibilidade de ampliação para uma saúde melhor, ou vocês têm planos de montar uma outra estrutura mais nova, com infraestrutura mais adequada para a cidade?

Economia 

Alessandro Tirado, presidente da Associação Comercial de Piúma

O presidente da Associação Comercial de Piúma, Alessandro Tirado foi convidado para questionar aos candidatos sobre o cenário econômico atual de Piúma. Segundo Alessandro o cenário é abandono ao comércio e indústrias, falta de incentivo fiscal, total despreparo no quesito desenvolvimento econômico e “ressaltando essa antiga e maldosa promoção do “comércio desleal” ao longo desses anos, como por exemplo: Essas feiras de todos os tipos que se instalam em nossa cidade, levando o filé e deixando “o osso” para aqueles comerciantes que se afogam em impostos, alugueis, encargos trabalhistas e etc. Gostaria muito de saber, quais serão as providências a serem tomadas a partir do momento em que um dos senhores ou a senhora tomar posse, o que farão para que seja mudado de uma vez por todas esse senário de horror que vivemos ao longos desses 20 anos e principalmente o atual projeto para levantar nossa economia , derrubar essa mentalidade de que a Prefeitura é local daquele empreguinho fácil, que não precisa nem estudar, basta escolher o lado A ou B para estar empregado e pronto. Vale lembrar que hoje somos mais de 500 empresas e industrias que padecem por essa falta de parceria com o Executivo. Merecemos muito mais, merecemos respeito”!

 MEIO AMBIENTE

Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica – CBH Rio Novo Instituto Água – Dr. Maurício Vieira Gome

O Presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica – CBH Rio Novo Instituto Água – Dr. Maurício Vieira Gomes foi enfático na pergunta:Considerando que o tema SANEAMENTO é amplo (envolve rios, nascentes, mata ciliar, manguezais, restinga, mata Atlântica, os Planos de Bacias dos COMITÊS DE BACIA HIDROGRÁFICA e seu enquadramento, como os Srs. veem o NOVO MARCO REGULATÓRIO DO SANEAMENTO em nossa região?

Rony Mothé representou o Jornal Espírito Santo Notícias

AGARDECIMENTOS

O jornal agradece a todos os leitores que enviaram suas perguntas, e os mais de 20 mil que participaram comentando, compartilhando e curtindo o debate.

DJ Pimenta

“Muito obrigado a todos que participaram deste debate. Aos candidatos que aceitaram o desafio e mostraram que estão preparados para o enfrentamento no dia 15 de novembro. Aos parceiros do debate, muito obrigado: Savana Buffet que cuidou com muito carinho da decoração, DJ Pimenta que cedeu toda a estrutura Q30 e sua equipe super profissional, Agitus Promoções e Eventos quem fez a transmissão ao vivo, a Ilha Restaurante na pessoa de Charles e Grazi, a Padaria da Família, a Eletrocel e Mundão do Lar, Arlene Salgados, Supermercado Poloninis – Rede Smart, Silvana Boechat Imóveis e Kátia Corretora, Bdenet que caprichou na Internet, Pulp Fruit, Rádio Banana, Rádio 87,9 Piúma FM, Derik Ramos o apresentador que conduziu o evento, a cerimonialista Eliane Ferreira, a assessora jurídica Aline Jatobá, o coordenador da Fundação João Mangabeira Odmar Péricles, o diretor de Marketing do jornal Rony Carlos Mothé que representou Luciana Maximo, Mara Batista, policial civil que acompanhou todo debate presente e a todos os internautas que fizeram a festa em diversos lugares acompanhando cada minuto. Nossa intenção foi levar os candidatos a casa de todos os piumenses e coloca-los de frente com cada eleitor, para que no dia 15, todos tenham consciência de quem estão escolhendo para conduzir o destino de Piúma”.

Mara Batista – PC

Um evento como este se faz a muitas mãos, agradecemos também Victor Zetum que fez belíssimas fotografias, DJ Vitinho que ajudou muito na organização, o segurança, e Sandrinho Travassos Muniz quem produziu todo o conceito do debate. Agradecemos em tempo as coligações e suas assessorias e a todos que estão seguindo o nosso jornal no facebook. Gratidão”!

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*