Inclusão digital: Fames disponibiliza computadores para alunos dos cursos de Graduação

Equipamentos recuperados serão cedidos, por empréstimo, a estudantes sem acesso à internet em casa

Alunos dos cursos de Graduação da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), que atualmente não contam com equipamentos para acompanhar as aulas on-line, vão receber computadores. As máquinas serão distribuídas por empréstimo, sistema similar ao já utilizado na cessão de instrumentos musicais para o estudo em casa. Essa foi a solução encontrada pela instituição para chegar a 100% dos graduandos aptos a frequentarem o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que está sendo disponibilizado para a oferta de disciplinas on-line.

De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação da Fames, Luan Bernardina, dezenas de equipamentos que estavam em desuso por defeitos foram minuciosamente analisados e testados, um a um, para que fossem montados novos computadores. “Até o momento, conseguimos montar 26 máquinas com boas configurações de hardware. Foram testadas todas as peças, de todos os equipamentos, para que fossem realocados os melhores componentes nas máquinas em melhor estado”, explica.

Os computadores estão sendo equipados com navegador de internet e um pacote de software livre (Open Office) para a realização de trabalhos escolares.

O acompanhamento dos alunos vem sendo feito por meio de pesquisa socioeconômica, que identificou uma pequena parcela de estudantes sem condições técnicas de frequentar as aulas on-line. “Tomamos a decisão interna de entrar em contato com cada um dos alunos, por meio de uma equipe multidisciplinar, utilizando questionários para verificar as condições de todos os alunos da graduação”, afirma o diretor da Fames, Fabiano Araújo.

Programado para ser entregue no segundo semestre de 2020, o sistema de gestão acadêmica digital, como o “Portal do Aluno”, “Portal do Professor” e “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, teve sua construção acelerada devido à suspensão das aulas na Rede Estadual de Ensino, em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *