Inaugurada reforma da Escola Municipal Anísio Teixeira em Guaçuí/ES

Seguindo todas as medidas de distanciamento social, dentro da prevenção da pandemia de Covid-19, a Prefeitura de Guaçuí inaugurou a reforma da Escola Municipal Anísio Teixeira (AT), na tarde de ontem, quinta-feira (2). A histórica escola do município recebeu a construção de novos banheiros e teve o refeitório e a cozinha ampliados. Instalações que eram as mesmas desde os tempos em que a unidade ainda não era municipal.

Para realização da obra, a Prefeitura investiu R$ 154.380,81 de recursos próprios do município. E foi isso que destacou a diretora da escola, Voluzia Dutra Mendonça, ao falar que “educação não é gasto, mas sim investimento. “Agradeço a Deus por poder estar trabalhando e pela confiança depositada em mim, pela prefeita Vera Costa, pelo ex-secretário Dill (Vanderson Vieira Pires) e pelo atual, Liomar (Luciano de Oliveira), e pelo apoio de toda a equipe, onde professores, coordenadores e supervisoras abraçaram a causa”, disse. “Nosso índice no Ideb, agora Saeb, está melhorando todos os anos, o que demonstra a dedicação de todos, o que é trabalhar pela educação”, completou.

O secretário municipal de Educação interino, Liomar Luciano de Oliveira – Mazinho, destacou a alegria de poder fazer parte de um momento tão importante. “Era uma obra muito esperada, principalmente, pela Voluzia (Dutra Mendonça) e, também, porque é uma escola muito importante que nunca teve uma grade reforma como essa, que merecia uma festa, mas isso não é possível por causa da pandemia”, destacou. Disse também que todo investimento em educação é importante e ressaltou o empenho da equipe. “A equipe da Secretaria e, também, da Escola Anízio Teixeira, mesmo não havendo aulas, tem trabalhado muito, mais até do que com as crianças nas salas de aula, onde os professores se reinventaram”, complementou.

Dever de casa

A prefeita Vera Costa externou seu carinho pela Escola Anísio Teixeira e contou que estudou na instituição da 1ª à 4ª série, lembrando que os banheiros e a cozinha ainda eram os mesmos antes da reforma. Ela elogiou e agradeceu o empenho e competência do secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcello Lougom Rodolfo, destacando obras que estão para ser inauguradas e que estão sendo iniciadas. “A crise financeira provocada por essa pandemia tem nos obrigado a fazer cortes e não estou feliz em ter que demitir pessoal, mas só este mês de junho a queda do Fundeb foi R$ 389 mil” destacou, se referindo à demissão de 84 servidores da educação, dos 219 contratados temporários.

Ela também colocou que a Prefeitura está fazendo o dever de casa, reduzindo gastos com aluguéis, combustível, gratificações, entre outras despesas, porque não existe uma “fábrica de fazer dinheiro”. “Infelizmente, os cortes têm que ser feitos, porque não podemos chegar ao fim do mês e não termos recursos para quitar a folha de pagamento”, afirmou. “Mas essa crise vai passar, as coisas vão se normalizar e tenho certeza de que as pessoas estão vendo nosso esforço, para que tudo seja feito com responsabilidade e honestidade”, concluiu.

Também estavam presentes o secretário municipal de Obras, Infraestrutura e Serviços Públicos, Marcello Lougom Rodolfo, o secretário municipal de Saúde, Werton dos Santos Cardoso, o ex-secretário municipal de Meio Ambiente, Roberto Martins, o ex-secretário municipal de Educação, Vanderson Vieira Pires, e os vereadores Paulinho do Vitalino e Licinho.

A Escola Municipal Anísio Teixeira atende, atualmente, a 703 alunos, em dois turnos – matutino e vespertino. Conta com 57 profissionais da área da educação e mais 13 funcionários do setor administrativo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *