IFES E FINDES COMEÇAM A DEFINIR O CONCEITO DE CENTRO DE INOVAÇÕES QUE FUNCIONARÁ NOS ANTIGOS GALPÕES DO IBC

A Federação das Indústrias do Espírito Santo participou na última segunda-feira (16) da abertura da Semana de Gestão e Inovação do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), nos antigos Galpões do IBC, em Jardim da Penha, Vitória.

A atividade marca o ciclo de encontros a serem realizados nesta semana (entre 16 e 20 de agosto) com convidados de diversos segmentos da sociedade, que definirão o conceito de utilização do espaço, cedido ao Ifes pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU), pelo prazo de 20 anos.

O local deverá abrigar um complexo de inovação, tecnologia e economia criativa, integrando também centros de formação profissional, incubadoras, espaço maker e laboratórios multiuso.

Participaram da solenidade de abertura o governador Renato Casagrande, o reitor do Ifes, Jadir Pela, o vice-presidente da Findes Eduardo Dalla Mura, o diretor-geral da Federação, Paulo Lacerda, o diretor do Senai e superintendente do Sesi, Cláudio Marcassa, entre outras lideranças políticas, empresarias, representantes da academia e moradores de Jardim da Penha.

APOIO DA FINDES

O vice-presidente da Findes, Eduardo Dalla Mura, destacou a importância da iniciativa: “Eu gostaria primeiro de agradecer o Ifes, em nome da presidente Cris Samorini, por convidar a Findes a participar deste projeto. Essa agenda tem total identificação com a nossa gestão na Federação. A parceria entre o setor industrial, a academia e o governo é a chave do sucesso para qualquer projeto de inovação”.

Ele acrescentou: “Estamos dando mais um passo importante para tornar Vitória cada vez mais uma referência nacional em inovação. Esse projeto que começa aqui hoje pode marcar um novo ciclo na economia capixaba. Estamos iniciando um trabalho conjunto que vai transformar a nossa economia, gerando mais oportunidades para os jovens principalmente, e também para toda a sociedade. Considero que estamos participando aqui, senhor reitor, de um momento histórico para o nosso desenvolvimento. Parabéns, Ifes, parabéns professor Jadir, e mais uma vez muito obrigado por convidar a Findes para este projeto. Podem contar com a gente”.

COMUNIDADE INOVADORA

O aproveitamento dos galpões do IBC é uma antiga reivindicação dos moradores de Jardim da Penha e região. O reitor Jadir Pela destacou que o local atenderá à comunidade inovadora e empreendedora do Espírito Santo, contribuindo com seu desenvolvimento. “Hoje esse é um assunto discutido no mundo todo como importante para o desenvolvimento sustentável, capaz de gerar emprego e renda”, destacou.

O governador Renato Casagrande parabenizou o Ifes pela iniciativa de ouvir a sociedade e disse que o espaço será importante para fortalecer o ecossistema capixaba de Inovação. “Já havíamos firmado parceria para o investimento em um habitat de Inovação e estamos felizes que seja aqui o espaço onde podemos desenvolver esta ideia”, disse.

PRESENÇAS

Também estiveram presentes no evento o presidente do Conselho de Política Industrial e Desenvolvimento Tecnológico da Findes (Copin), Luiz Antônio De Biase Nogueira, o secretário de Estado de Desenvolvimento e Inovação, Tyago Hoffmann, o subsecretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Denio Rabello Arantes, o presidente da Associação Capixaba de Tecnologia (ACT!ON), Emílio Barbosa, o vice-presidente da Associação, Luciano Raizer, os deputados federais Ted Conti e Soraya Manato, além de representantes da AMJAP, Associação de Moradores de Jardim da Penha.

METODOLOGIA

A metodologia que será utilizada para a definição do conceito foi apresentada aos participantes pelo professor Thiago Saquetto, do Campus Colatina do Ifes. Os encontros serão conduzidos por um grupo de professores das disciplinas ligadas às áreas de Gestão do campus.

“Fomos convidados para identificar uma metodologia que pudesse cumprir o objetivo de conceituar o Centro de Inovações do Ifes, e optamos pelo Canvas, ferramenta mundialmente utilizada, concebida a partir da contribuição de mais de 450 consultores ao redor do mundo”, explicou Saquetto.

Ele coordena os encontros, que serão realizados nestas terça-feira (17), quarta-feira (18) e sexta-feira (20) com os convidados, que participarão de momentos guiados por mediadores e palestrantes para refletirem de forma individual e coletiva sobre nove aspectos do Canvas, que tratam de maneira sintética questões relacionadas a um Modelo de Negócios.

ARTICULAÇÃO, COMPLEMENTARIDADE E INTERDISCIPLINARIDADE

Para o evento que acontece ao longo da semana, Jadir Pela fez questão de elencar alguns pressupostos do pensamento do Ifes sobre a estruturação de um Centro de Inovações.

Segundo o reitor, o primeiro seria o da Articulação. Referindo-se às parcerias com o setor produtivo, com os diversos níveis de governo, com as organizações da sociedade, com outras instituições de ensino, entre outros, o reitor afirmou ser fundamental para o Ifes que o pressuposto da articulação esteja presente na conceituação do espaço.

Um segundo pressuposto elencado pelo reitor é o da Complementaridade. Segundo Jadir Pela, “é importante que o espaço do Centro de Inovações do Ifes não dispute com nenhum outro que já exista, posicionando-se como complementar aos demais habitats de inovação, contribuindo com o ecossistema capixaba”.

O terceiro pressuposto elencado pelo reitor é o da Interdisciplinaridade. Referindo-se ao universo de possibilidades de ações possíveis no espaço, o reitor afirmou que o Ifes entende ser importante desenvolver ensino, pesquisa, extensão e valorizar temas como empreendedorismo, inovação, economia criativa, sustentabilidade, entre outros, de forma interdisciplinar.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *