Ifes Campus Piúma forma 80 alunos em Gestão e Formação Política

O coach político Alex Paulo ministrou palestra de motivacional – Foto / Fabiano Peixoto

A noite desta sexta-feira, 06 foi muito comemorada por 80 alunos que concluíram e receberam o certificado do Curso de 160 horas de Gestão e Formação Política, realizado pelo Instituto Federal do Espírito Santo – Ifes, Campus Piúma

Alunos receberam placa de homenagens pelos projetos apresentados – foto/Fabiano Peixoto

A formatura foi glamorosa e contou com a presença do coordenador no Espírito Santo da Fundação João Mangabeira e assessor especial da vice-governadora, Jacqueline Moraes, Odmar Péricles, a doutora Aline Tolentino Jatobá, a prefeita interina de Piúma, Martha Scherrer, o coach político, Alex Paulo que fez uma palestra motivacional “Receita de Sucesso”, a secretária de Assistência Social de Piúma, Valquíria Silva, o diretor do Campos de Nova Venécia, Anderson Rozeno Bozzetti Batista, o diretor do campus Piúma, Marcelo Polese e a representante do Legislativo a vereadora Bernadete Calenzani, entre outras autoridades.

A coordenadora do Curso em Piúma, Thayane estava muito emocionada / Foto- Fabiano Peixoto

O diretor do Campos Piúma, Marcelo Polese destacou que o grande legado do Curso é trazer lideranças para provocar a comunidade, a cidade, o entorno para melhorias de todos, para o bem comum. “O legado que vamos deixar independente de raça, religião, partido político, é o que vamos deixar para o bem comum daquela comunidade, aonde você vivia. É realmente ter a humildade de liderar como os grandes líderes no mundo, não apenas estender as mãos, mas através de políticas públicas ajudar a ascensão destas pessoas”.

Odmar Péricles recebeu a homenagem da vice-governadora Jacqueline Moraes – foto Luciana Maximo

Oportunamente, Marcelo anunciou a possibilidade do campos Piúma trazer para 2020 uma pós-graduação em Gestão e Formação Política.   

O Diretor do Ifes Campus Piúma falou do legado do curso para sociedade – foto/ Luciana Maximo

A coordenadora do Curso em Piúma, Thayane Camila de Almeida Oliveira estava muito feliz e grata pela oportunidade de conduzir os alunos até o momento da diplomação. O Curso começou no dia 30 de março de 2019 com 230 alunos, foi realizado em sábado alternados e alguns seguidos, 23 aulas presenciais recebendo líderes do governo estadual, professores do IFES, vereadores, secretários, deputados entre outros. Participaram alunos de vários municípios: Kennedy, Anchieta, Piúma, Marataízes e Rio Novo dos Sul. Iniciaram 230 alunos e 80 se formaram.  “Foi maravilhoso. Estamos na expectativa de outro curso, o Instituto costuma lançar edital a partir do ano que vem. Ainda vamos sentar e planejar, a expectativa é eu continue”, disse.

Família de uma aluna que faleceu no decorrer do curso/ Foto/ Luciana Maximo

O curso abrangeu a categoria de líderes comunitários, pessoas ligadas a conselhos, pessoas que têm desejo e se tornar um político. “Estamos dando uma bagagem para essa pessoas que querem entrar na vida política. O Ifes entrega hoje 80 certificados a pessoas bem mais politizadas e quatro projetos já em execução em Piúma: formação do conselho da mulher, projeto de lei aprovado nº 51 já na Câmara que torna o bairro Monte Aghá, Itaputanga, o projeto de lei do fundo soberano do município, junto com o conselho gestor também. Esperamos que o Executivo aguce e leve para ser aprovado na Câmara, Colher políticas públicas, é isso que a gente precisa”, frisou a coordenadora do curso.  

80 alunos se formaram / Foto; Luciana Maximo

Thayane agradeceu a Deus, a família que sempre a apoiou, o vereador de Anchieta, Renato Lorencini, um dos idealizadores do curso, o Instituto Federal que abraçou. “Agradeço ao diretor Marcelo, ao diretor de Nova Venécia, ao professos Weverton que confiou a mim a função enquanto coordenadora recém formada. Politicar o outro, restaurar o caráter, implementar políticas públicas que venham de encontro a necessidade sociedade, estes são alguns objetivos deste curso que foi um sucesso. Estou muito feliz”, finalizou.

Catarina Mais é do grupo que está idealizando a implantação do Conselho da Mulher em Piúma/ Foto Fabiano Peixoto

O coordenador da Fundação João Mangabeira, Odmar Péricles esteve na formatura representando a vice-governadora, Jacqueline Moraes. Ele disse que Jacqueline é muito entusiasmada pelo curso. “Eu estive aqui ministrando aula sobre constituição federal e democracia, fiquei mais entusiasmado e apaixonado ao ver a formação acontecendo aqui. Como é importante uma instituição desta se abrir para um curso popular, um curso que junta lideranças e agora vir aqui para ver o final, prestigia-los e saber que formaram um grande grupo aqui capaz de fazer coisas importantes na cidade, tanto do lado de lá da política, como do lado de cá da sociedade. Estou muito feliz de ver como o Ifes, a comunidade e todas as lideranças se colocaram a serviço e propuseram algo novo para cá. Eu acredito muito nisto”.

O presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Maily, Carlos Alberto Delaroli recebendo das mãos do Odmar o certificado do curso / Foto – Luciana Maximo

Salientou Odmar que é necessário sair da zona de conforto e vir participar. “O que eu vi aqui, a turma apreendeu noções da política e já ir pratica-la. Nós temos de organizar a sociedade, quanto mais fizermos isto, mais ela sai da zona de conforto, mais ela se propõe participar, ela precisa acreditar nisso. A política não pode continuar sendo aquilo que a gente ver na televisão todos os dias. Precisamos moderniza-la, recria-la, entusiasmar as pessoas para que elas possam ser protagonistas de um novo de um novo modo de viver, de se relacionar, tanto como política de prefeitura, mais principalmente como é que nós conseguimos nos organizar aqui fora até para não ficarmos tão dependente assim.

Entre as autoridades o diretor do Ifes de Nova Venécia / Foto Luciana Maximo

O presidente da Associação de Moradores do bairro Jardim Maily, Carlos Alberto Delaroli fez o curso e disse que trouxe a ele conhecimentos imprescindíveis, como por exemplo como funciona o aparelhamento do Estado. “Ampliou bastante a visão em relação a estrutura de poder, as questões sociais, vários temas que acrescentaram bastante, no sentido de termos a consciência da importância do processo político como uma forma de alcançar os objetivos que são legítimos quando você tem o compromisso de defender as necessidades da população. Foi uma visão bastante realista”, ressaltou Delaroli.

Os 80 formandos são de vários municípios/ Foto- Luciana Maximo

Após o evento no Ifes, os alunos e toda a equipe jantaram no Spaço Delta com direito a uma delicioso cardápio regado de MPB.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *