Hospital Estadual de Urgência e Emergência realiza captação de múltiplos órgãos

Na tarde de ontem, segunda-feira (07), no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (HEUE), em Vitória, unidade gerenciada pela Pró-Saúde, foi realizada a captação de múltiplos órgãos, após a autorização da família de um jovem de 19 anos, que teve morte encefálica confirmada, no último sábado (05). Foram doados córneas, fígado e coração.

Segundo a enfermeira do HEUE, Roberta Lopes Borges, que atua na Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), a sensibilidade da família em ajudar outras pessoas foi emocionante desde o início do acolhimento. “A perda de um ente querido não é fácil, mas desde o início do processo para a doação, os familiares se mantiveram firmes na decisão, oportunizando um recomeço para outras pessoas”, afirmou Roberta Borges.

Mantido pelo Governo do Estado, o Hospital Estadual de Urgência e Emergência, localizado no bairro Forte São João, em Vitória, é referência capixaba em atendimentos ligados ao trauma.

Dados transplantes

Segundo dados da Central Estadual de Transplantes do Espírito Santo (CET-ES), de janeiro a outubro deste ano foram realizados 179 transplantes no Estado, sendo 98 de córnea, 46 de rim, 26 de fígado e nove de coração. 

Até esta segunda-feira (07), a Central contabilizou 1.384 pacientes aguardando por um órgão no Estado, sendo 961 para rim, 394 para córneas, 25 para fígado e quatro à espera de um coração.

Sobre a Pró-Saúde

A Pró-Saúde é uma entidade filantrópica que realiza a gestão de serviços de saúde e administração hospitalar há mais de 50 anos. Com 16 mil colaboradores e mais de um milhão de pacientes atendidos por mês, é uma das maiores do mercado em que atua no Brasil. 

Atualmente, realiza a gestão de unidades de saúde presentes em 24 cidades de 12 estados brasileiros — a maioria no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *