Homem é detido após atirar em pássaros silvestres em Venda Nova/ES

Ao perceberem a ação do homem, moradores do local registraram em vídeo, denunciaram e acionaram a polícia

Um homem foi conduzido pela Polícia Militar após atirar em pássaros com uma espingarda de pressão, em uma praça pública, no bairro Lavrinhas, em Venda Nova do Imigrante/ES, na última segunda-feira (8). Ao perceberem a ação do homem, moradores do local registraram em vídeo, denunciaram e acionaram a polícia.

Segundo a PM, alguns pássaros foram abatidos pelos disparos, entre eles um gavião de pequeno porte. Após buscas, o homem foi encontrado em sua casa e foi levado até o Pelotão da Polícia Militar de Venda Nova. No local, ele assinou um termo circunstanciado (registro de um fato tipificado como infração de menor potencial ofensivo) e foi liberado em seguida.

Ainda segundo a PM, a ocorrência foi registrada com base em um dos artigos dos crimes contra a fauna que diz “Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. Porém, de acordo com a polícia, não existe previsão legal que incrimine a conduta de disparar arma que não seja arma de fogo em via pública.

A espingarda de pressão utilizada nos disparos foi entregue aos policiais pela família do homem detido.

Repercussão

A foto do gavião abatido repercutiu nas redes sociais, em perfis de organizações de proteção à causa animal. As mensagens incentivam a denúncia de práticas de agressão ou maus-tratos de animais silvestres e domésticos.

Fonte: site Rádio FMz

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *