Hoje é dia de São José de Anchieta

Você sabe quem foi ele?

Hoje (09) é celebrado o Dia de São José de Anchieta, copadroeiro do Brasil e fundador da cidade capixaba de Anchieta. Todos os anos, nessa época, a cidade vive dias de festa, com programação variada, incluindo atividades sociais, culturais e religiosas. Mas este ano, em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, a programação foi reconfigurada, e os devotos do santo podem acompanhar de casa pela internet as celebrações promovidas pelo Santuário Nacional de Anchieta. Outras atividades também acontecem virtualmente, como o Festival Gastronômico Delivery..

O padre que virou santo tem uma grande história de fé, cultura e amor pela cidade de Anchieta e pelo Brasil. Ele não só trabalhou como catequista, mas também tornou-se dramaturgo, poeta, gramático, linguista e historiador. Vale ressaltar que foi o autor da primeira gramática brasileira. Sua história é vasta e contribuiu para a fundação de importantes cidades brasileiras, como São Paulo, por exemplo. Também fundou colégios e igrejas..

Em 1577, foi nomeado Provincial da Companhia de Jesus no Brasil, função que exerceu até 1585. Em 1595, Anchieta retirou-se para Reritiba, hoje a cidade de Anchieta, onde permaneceu até seu falecimento, aos 63 anos de idade, em 9 de junho de 1597. Em Anchieta ele construiu a igreja de Nossa Senhora da Assunção, hoje o Santuário Nacional de São José de Anchieta..

A assinatura do decreto de canonização do Apóstolo do Brasil ocorreu 417 anos depois de sua morte, no dia 24 de abril de 2014, pelo papa Francisco, em Roma. No relatório final dos postuladores sobre a vida do jesuíta, um documento de 488 páginas, há o registro de 5.350 histórias de pessoas que alcançaram graças rezando a José de Anchieta..

Segundo o prefeito de Anchieta, Fabrício Petri, 9 de junho é um dia especial para o povo de Anchieta, data que celebra a morte de um jesuíta que ajudou na fundação da cidade, que se tornou mártir e santo pela Igreja Católica. “Somos privilegiados, temos um santo para chamar de nosso e sediamos um Santuário Nacional. É com certeza um dia de comemoração, pois, além de santo, José de Anchieta foi uma pessoa que se dedicou para formação e construção da nossa história e da cultura”, disse..

O Santuário Nacional de São José de Anchieta fica no centro da cidade e está passando por restauração. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *