Guaçuí/ES vai contar com duas unidades do Samu 192 em expansão do serviço

Conforme foi anunciado pelo secretário de estado da Saúde, Nésio Fernandes, 18 municípios do sul do Espírito Santo serão comtemplados com a expansão do Samu 192, entre eles, Guaçuí. Isso porque o Consórcio Público da Região Pólo Sul (CIM Pólo Sul) – do qual o município faz parte – foi o primeiro consórcio a anunciar a expansão dentro do programa do Governo do Estado “Samu para todos” que será parceiro no financiamento da implantação do serviço. O edital para a seleção da organização social (OS) que vai gerenciar o sistema foi publicado, pelo CIM Pólo Sul, no Diário Oficial do Estado desta última quinta-feira (30), e estará disponível no site www.cimpolosul.com.br.

Conforme explica o secretário municipal de Saúde de Guaçuí, Werton dos Santos Cardoso, Guaçuí e outros municípios da região do CIM Pólo Sul vão receber ambulâncias do Samu que ficarão sediadas neles. “Guaçuí vai receber duas unidades, sendo uma avançada e outra básica, que irão atender o município e também a região sempre que necessário”, explica. Esclarecendo que a unidade avançada é a ambulância UTI Móvel, enquanto a básica, como diz o termo, não é UTI. “Quanto ao local, ainda estamos analisando qual o melhor para que fiquem localizadas”, completa.

A Política Estadual para a Rede de Urgência e Emergência – componente do Serviço Móvel de Urgência – denominada “Samu para todos”, foi instituído por meio do Decreto nº 4548-R, de 16 de dezembro de 2019. “No início deste Governo eram somente 18 municípios dos 78, com Samu, depois ampliamos para 23 e, agora, mais esses 18 do sul do Estado, e assim seguimos em frente, entregando uma nova saúde pública capixaba”, enfatiza o secretário Nésio Fernandes.

A iniciativa do programa tem o objetivo de ampliar o acesso da população ao Samu 192. Para isso, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), vai co-financiar a implantação do serviço em 60% (depois de deduzir o custo com o repasse federal) para os municípios que aderirem à proposta. A contrapartida dos municípios será de 40%, além de disponibilizar a infraestrutura padronizada das bases descentralizadas que deverão estar estrategicamente localizadas, de forma a contemplar os atendimentos da região.

Samu 192

O Samu 192 faz parte da rede de Urgência e Emergência do Estado. É um serviço de socorro que funciona 24 horas, por meio de orientações e do envio de unidade móvel e equipe capacitada para realização do atendimento. Sua finalidade é prestar socorro à população em casos de risco à vida, realizando atendimentos em residências, locais de trabalho e vias públicas.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *