Grupos de Folia de Reis participam de encontro no domingo (6)

A Folia é uma das mais importantes manifestações da cultura popular de Cachoeiro

 

No próximo domingo (6), Dia de Reis, Secretaria de Cultura e Turismo de Cachoeiro (Semcult) realizará o 1º Encontro Regional de Folia de Reis do município.

Oito grupos cachoeirenses e de cidades vizinhas, com seus instrumentistas, palhaços e mestres foliões, participarão do evento, que começa às 15h, com concentração no pátio da Catedral de São Pedro.

Às 16h, os grupos farão a entrada solene na igreja, em procissão reverente, para a bênção das bandeiras. Em seguida, às 17h, seguem em cortejo, até a praça Jerônimo Monteiro, onde está montado o presépio que integra a ambientação natalina.

No local, relembram a longa jornada dos Três Reis Magos – Melchior, Gaspar e Baltazar – até a manjedoura em que nasceu o Menino Jesus. A Festa de Folia de Reis, tem início em 24 de dezembro e fecha o ciclo natalino neste dia.

“O encontro marca o encerramento do período Natalino. A Folia de Reis é um dos nossos mais belos folguedos. Esperamos fechar mais este ciclo carregado de significados com desejos de um novo ano cheio de realizações”, comenta a secretária de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

“O evento é uma boa opção de programa cultural tanto para os cachoeirenses que ficam na cidade nesse período quanto para quem está visitando o nosso município. É uma oportunidade para conhecer essa importante expressão do nosso rico patrimônio imaterial”, complementa.

Últimos dias da decoração natalina 

O encontro de Folia de Reis é, também, uma das últimas oportunidades para o público apreciar a ornamentação natalina da praça Jerônimo Monteiro, viabilizada pela Semcult. Sucesso de público desde a inauguração, no mês de novembro, a decoração começa a ser desmontada na segunda-feira (7) .

Entre os atrativos da ambientação estão uma torre de castelo de 7 metros de altura, casa do Papai Noel, presépio, trenó, renas, soldados de chumbo, trem interativo e um pinheiro iluminado com 14 metros de altura.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *