Governo | Estado recebe mais 124.700 doses de vacinas para dar continuidade à Campanha de Vacinação contra a Covid-19

O Governo do Estado recebe, na manhã desta sexta-feira (16), 124.700 doses de vacinas para dar continuidade à imunização contra o novo Coronavírus (Covid-19). Para a décima terceira remessa, foram entregues 75.500 doses da vacina Covishield (Oxford/Fiocruz) e 49.200 doses da Coronavac (Sinovac/Butantan).

O Estado fará o envio aos municípios do quantitativo para dar continuidade à vacinação do público de 60 a 64 anos, com o envio de mais 30% de doses da D1 para este público, totalizando 58.853 doses. Com essa nova remessa, o Estado chegará à distribuição de 60% de doses D1 a este público. Ainda para D1, serão encaminhadas doses para os grupos de Forças de Segurança e Salvamento e trabalhadores da saúde.

Além disso, serão encaminhadas aos municípios doses para complementar a D2 dos trabalhadores da saúde e dos idosos de 70 a 79 anos. 

As doses serão encaminhadas à Central Estadual de Rede de Frio para cadastramento. A previsão é de que o envio às regionais de saúde Norte, Sul e Central ocorra ainda pela manhã de sexta-feira (16) e, pela tarde, seja feita a distribuição aos municípios da Região Metropolitana.

Municípios capixabas aplicam todas as primeiras doses

Até esta quinta-feira (15), 26 municípios já haviam aplicado todas as doses recebidas referentes à primeira dose para a Covid-19. A listagem dos municípios está disponível no “Painel de Vacinação”, na parte de “Tabela de Distribuição”.

“Isso se deve ao quantitativo insuficiente de vacinas enviado pelo Ministério da Saúde para atender a toda esta população. Foram enviados, na última remessa, apenas 30% de doses para este público, em função disso, as doses se esgotaram em muitos municípios, o que é também muito importante, visto que as cidades estão tendo agilidade na ação de vacinação”, explicou a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo. 

Ainda de acordo a coordenadora, os municípios aguardam o envio desta nova remessa de doses para dar continuidade à vacinação. “Com as doses encaminhadas pelo Ministério chegando ao Estado, já faremos a distribuição aos municípios da Região Metropolitana e às regionais de saúde para que todas as cidades possam dar continuidade a este processo”, disse.

Envio das segundas doses Covid-19 aos municípios

Segundo a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, o Estado adota o intervalo entre as doses da Coronavac (Sinovac/Butantan) de quatro semanas, assim o envio da segunda dose aos municípios acontece sempre na terceira semana.

“Trabalhamos com o envio da segunda dose da Coronavac sempre respeitando a terceira semana de intervalo da primeira para a segunda dose, pois assim permite aos municípios a organização em tempo hábil para o início das ações de vacinação do público no tempo apropriado à resposta imunológica do imunizante”, observou Danielle Grillo. 

Para a vacina Covishield (Oxford/Fiocruz), a qual possui um de intervalo de 12 semanas entre a primeira e segunda dose, o Estado iniciou o envio aos primeiros imunizados respeitando também um tempo para organização das ações pelos municípios, com envio das doses na décima primeira semana. 

Em caso de dificuldade da população no acesso à segunda dose, a coordenadora orienta que é importante que o cidadão “busque informações no município para que o dê o caminho ao agendamento ou acesso a essa vacina da melhor forma possível e o quanto antes”.  

Doses Influenza

A Secretaria da Saúde (Sesa) recebeu, nesta quinta-feira (15), a remessa com 108 mil doses de vacinas Influenza para dar continuidade à primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. As doses serão encaminhadas aos municípios em distribuição conjunta às doses da Covid-19. 

A estimativa, segundo o Ministério da Saúde, é de que 471.548 capixabas sejam imunizados nesta primeira etapa da Campanha, entre crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, que começaram a vacinação na última segunda-feira (12), além dos trabalhadores da saúde, cuja imunização se inicia no próximo dia 19.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *