Governadora em exercício participa das comemorações dos 475 anos de São Mateus

A governadora em exercício, Jaqueline Moraes, participou das festividades alusivas aos 475 anos da cidade de São Mateus, na região norte do Estado, neste sábado (21). O prefeito da cidade, Daniel Santana, recepcionou a governadora interina na comemoração realizada na Catedral Diocesana do município.

Jaqueline Moraes ressaltou as características acolhedoras e aconchegantes da cidade e a importância da data. “São 475 anos de história e escrever história é algo que nós devemos pensar. Há mais de 400 anos uma mulher chegou ao poder, quando ainda éramos uma capitania hereditária. É a primeira vez que temos uma mulher como vice-governadora e, com a agenda externa do governador, como governadora interina”, afirmou Jaqueline.

O prefeito Daniel Santana Barbosa agradeceu a presença da governadora em exercício e falou da alegria em ver o resultado do trabalho que vem sendo executado. “É uma imensa satisfação ver as pessoas nas ruas comemorando mais um aniversário da nossa querida São Mateus. Me emociono muito ao ver que conseguimos, por mais um ano, resgatar os festejos e a alegria dos moradores”, disse.

A História

Antes chamada de Povoado do Cricaré, São Mateus foi fundada em 21 de setembro de 1544, o que dá a cidade o status de segundo município mais antigo do Espírito Santo. A cidade foi rebatizada após visita do Padre José de Anchieta em 1566.

São Mateus é considerado o município com a maior população negra do Espírito Santo, que explicita a importância do Porto de São Mateus para a história do País, pois foi nele que desembarcou grande parte dos negros que vieram para o Brasil. O porto de São Mateus também se tornou um dos mais importantes da costa brasileira em razão da produção de farinha de mandioca, café e madeira.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *