Publicidade

Governador sanciona e lei que cria Rota do Agroturismo das Montanhas de Linhares e Região agora é realidade

Autoridades e representantes das comunidades acompanharam a assinatura da lei no Palácio Anchieta

O governador Renato Casagrande (PSB) sancionou na tarde de ontem, terça-feira (07), no Palácio Anchieta, a Lei nº 11.946/2023, de autoria do deputado estadual Lucas Scaramussa (Podemos), que cria a Rota do Agroturismo de Linhares e Região.

O novo destino turístico do estado destaca a região do Alto São Rafael, em Linhares, e inclui parte dos territórios de Governador Lindenberg, Marilândia e Rio Bananal.

Localizada a cerca de 60 km do Centro de Linhares e repleta de paisagens naturais, como montanhas, lagoas, córregos e cachoeiras, a localidade começou a atrair ainda mais a atenção do público em 2021, com o início da colheita no polo de cultivo de uvas.

O governador destacou as potencialidades da rota. “É um roteiro que passa por quatro municípios, uma região linda, com produtos maravilhosos e as pessoas estão começando a descobrir. E essa iniciativa do deputado Lucas Scaramussa coloca luz nessa região”, afirmou Casagrande.

Autor do projeto de lei que criou a rota, Scaramussa comemorou. “Governador, para nós é uma alegria. É uma iniciativa nossa, através desses empresários, desses grandes produtores rurais, que conhecem o potencial daquela região. E o que a gente está buscando é levar uma diversidade para a matriz econômica das comunidades, que já é forte, mas pode ser muito mais forte ainda”.

Conheça alguns pontos da rota

Polo de Uva

Mesmo antes de oficializar a rota, a colheita da uva já atrai uma grande quantidade de turistas à região. O Sítio Araponga, do produtor Giovani Rigoni, possui um parreiral com mil pés da fruta e atrai mais de três mil visitantes durante a colheita. A propriedade, com entrada gratuita, abre o ano todo e tem uma estrutura com bar, bicas naturais e loja para a venda da uva in natura e na forma de geleia e de suco.

Cachoeira De Angeli

Localizada na comunidade de Terra Alta, a cachoeira é aberta à visitação e possui ainda piscina e serviço de bar. Para completar a paisagem, a queda d’água é rodeada pela Mata Atlântica, com destaque para as bromélias e orquídeas.

Rampa de Voo Livre

Com 592 metros de altura, a rampa de voo livre de parapente, conhecida como Rampa do Cleiton, serve também como um mirante, contemplando o limite entre os municípios de Linhares e Rio Bananal. A rampa tem estrutura com bar, lanchonete, estacionamento, balanço e área para acampamento e festa.

Pousadas

Quem quiser visitar toda a região vai encontrar excelentes opções de hospedagens, que oferecem conforto e um atendimento que faz todos se sentirem em casa. Algumas das opções são a Pousada Sítio das Meninas e a Pousada João e Maria, em Linhares.

Cafés Especiais

O produtor André Duda oferece aos visitantes cafés especiais premiados, com grandes pontuações nos concursos de qualidade, produzidos na região, a partir de grãos selecionados.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade