Governador inaugura reforma de quadras poliesportivas em escolas no ES

O Governo do Estado segue trabalhando na melhoria de infraestrutura das escolas da Rede. Na manhã de ontem, quinta-feira (11), o governador inaugurou a reforma das quadras poliesportivas da Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Irmã Dulce Lopes Ponte, no bairro Arlindo Villaschi, a da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Ewerton Montenegro Guimarães, em Marcílio de Noronha, ambas localizadas no município de Viana. O investimento total é de quase R$ 1 milhão.

“Todo mundo sabe que é importante investir em educação, pois ela é capaz de gerar mais oportunidades para as pessoas. Entregamos 146 obras em escolas e outras 100 estão acontecendo em dois anos de gestão. O nosso governo tem, de fato, uma ação que caracteriza a importância que damos à educação”, afirmou Casagrande, que relembrou um trecho de sua trajetória de vida.

“Brasil é um dos países mais desiguais do mundo. Nasci no interior de Castelo e estudei em uma escola onde eram quatro turmas na mesma sala de aula. A educação era excludente e hoje a gente busca os alunos para que estejam dentro da sala. Damos estrutura física, incluímos a tecnologia no dia a dia e passamos a ofertar formação aos servidores para que possamos dar oportunidades a todos”, disse o governador.

O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, também falou sobre a importância dos investimentos na área. “Quando investimos na rede física das escolas e melhoramos nas questões pedagógicas, estamos proporcionando condições para que todos que usam da educação possam crescer como pessoa, como cidadão e com a esperança de um futuro profissional. Quero registrar a alegria de estar em um governo que investe tanto na educação”, celebrou.

Vitor de Angelo citou o número de entregas apenas na área da educação. Durante esta semana, serão realizadas nove cerimônias de entrega e de anúncios de investimentos em obras nas escolas estaduais. “Isso dá bem a dimensão do que está sendo feito. Essa é apenas uma parte. Alcançamos um excelente resultado no Ensino Médio, no Ideb, numa trajetória que começou ainda no outro governo Casagrande. Ofertamos cursos de formação, regime de colaboração entre Estado e municípios, e mais uma série de coisas. Para além de obras que são tão importantes, temos muitas outras coisas tão importantes quanto”, afirmou.

A diretora da EEEFM Ewerton Montenegro Guimarães, Fátima Patrícia Pereira do Rosário, mencionou o trabalho do Estado para garantir um retorno seguro às aulas durante a pandemia. “Quando pensamos sobre esses tempos desafiadores que estamos vivendo, fico extremamente satisfeita e feliz, pois a Rede Estadual, desde quando se iniciou a pandemia, se mobilizou para que os estudantes não ficassem longe da escola. A aprendizagem ficou relativamente prejudicada, mas estamos aqui para garantir uma educação de qualidade. Temos 261 estudantes matriculados e 158 retornaram para o regime presencial e fico feliz, pois eles querem vir todos os dias”, revelou.

O prefeito de Viana, Wanderson Bueno, agradeceu mais esse investimento do Estado no município. “Estamos aqui garantindo o direito de nossas crianças poderem sonhar com o amanhã. Por isso, agradeço muito ao governador e ao Governo do Estado. Retornamos com as aulas presenciais e tivemos mais de 80% de adesão dos alunos. Um retorno com segurança e estamos muito animados com o início desse ano letivo. Obrigado pelo investimento e nos próximos anos tenho certeza que teremos mais investimentos na educação de Viana em parceria com o Estado”, declarou.

Mais investimentos

Durante a solenidade, o governador Renato Casagrande anunciou a publicação do edital de licitação para reconstrução da ponte sobre o Rio Formate, em Viana. A execução da obra tão esperada pela região ficará à cargo do Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), que irá reconstruir a ponte com extensão de 22 metros que liga os bairros Vila Bethânia, em Viana, a São Francisco, em Cariacica. O valor do investimento é de R$ 1,2 milhão e o prazo de execução da reconstrução será de 300 dias. 

Para o diretor-presidente do DER-ES, Luiz César Maretto Coura, a obra é muito importante para a ligação dos dois municípios. “É mais uma boa notícia para a população local, que será beneficiada com essa ponte. Estamos dando continuidade aos investimentos para retomar o desenvolvimento e mobilidade, beneficiando os moradores e o comércio”, pontuou.

Também estiveram presentes na solenidade, a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; o secretário de Estado de Governo, Gilson Daniel; o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Aguiar; a diretora da Escola de Serviço Público do Espírito Santo (Esesp), Nelci Gazzoni; o presidente da Junta Comercial do Estado do Espírito Santo (JUCEES), Carlos Rafael; além da comunidade escolar, vereadores e lideranças do município.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *