Gestores de cidades capixabas buscam referências em Anchieta/ES para implantar Sala do Empreendedor

A Sala do Empreendedor de Anchieta e o Programa Anchieta Criativa e Empreendedora estão se tornando referência no Estado. Ontem (03) a Prefeitura de Anchieta recebeu uma comitiva de servidores e gestores de oito cidades capixabas, composta por prefeitos, secretários, coordenadores e agentes de desenvolvimento, além de representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-ES).

O Sebrae está apoiando a implantação de Salas do Empreendedor em municípios do sul do Estado. Segundo técnicos do órgão, Anchieta foi escolhida por ser referência no Estado quando o assunto é empreendedorismo e os participantes dessas cidades queriam aproveitar para fazer um benchmarking (processo de busca das melhores práticas de gestão de uma entidade). O Diretor Superintendente do Sebrae-ES, José Eugênio Vieira, também participou da visita e aproveitou para falar das ações de sucesso realizadas em Anchieta e que podem ser aplicadas em outras cidades.

A comitiva foi recepcionada pelo prefeito Fabrício Petri, secretários e servidores de diversos setores, que atuam diretamente na execução dos Projetos do Programa Socioeconômico Anchieta Criativa e Empreendedora. Na ocasião os visitantes conheceram um pouco das atividades diárias desenvolvidas pela Sala do Empreendedor do município e iniciativas ligadas ao fomento do empreendedorismo, além dos resultados positivos já colhidos ao longo dos últimos anos.

Petri falou das iniciativas adotadas pela gestão para alavancar o desenvolvimento, a geração de emprego e renda no município. “É sempre bom vir aqui na Sala do Empreendedor e falar das nossas ações e dos avanços que tivemos com o Programa Anchieta Criativa e Empreendedora”, comentou.

Para a Secretária de Integração, Desenvolvimento, e Gestão de Recursos, Paula Louzada, o segredo do sucesso e do bom desenvolvimento das iniciativas é o planejamento. “Estamos focados no planejamento de cada ação, sempre monitorando, assim conseguimos atingir os objetivos e resultados que refletem na qualidade de vida do cidadão e no apoio aos empreendedores”, disse.

Estiveram presentes representantes dos municípios de Irupi, Apiacá, Iúna, Ibitirama, Guarapari, São José de Calçado e Guaçuí.

O programa Anchieta Criativa e Empreendedora já rendeu diversos prêmios ao município, entre eles de Prefeito Empreendedor Estadual e Nacional em 2019 e Prefeito Empreendedor Estadual 2022.

O programa é composto por 10 projetos e além de inovador, está baseado na sustentabilidade econômica e social de Anchieta, na promoção do desenvolvimento, na atração de novas empresas, na promoção da inclusão social, na desburocratização dos processos administrativos, entre outros.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *