Gerdau qualifica colaboradores com a Mentoria Lean Manufacturing do Senai ES

As empresas precisam de profissionais com o perfil Lean para acompanhar os processos de mudança do mercado, propagar a filosofia entre os demais colaboradores e melhorar a produtividade do negócio. Atenta ao cenário, a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, contratou o serviço do Senai ES para qualificar um time de colaboradores. A consultoria resultou no diagnóstico de dois processos relevantes para a empresa, com a identificação de 14 oportunidades de melhorias desmembradas em 68 ações.  

“A consultoria do Senai ES nos ajudou a desenvolver uma equipe com pensamento críticos, alinhados com o conceito Lean. Desde o início, o projeto tinha resultado e indicadores definidos, como revisão de processo, simplificação e desenvolver essa cultura de identificação e eliminação de desperdícios”, destaca o especialista de Logística da Gerdau, Luiz Gustavo Prata de Oliveira.  

Diante do cenário de transformação digital, a consultoria na Gerdau abordou metodologias e ferramentas de baixo custo, com foco na redução de desperdícios e melhorias da capacidade de processamento. A capacitação em Lean Manufacturing seguiu a filosofia Kaizen, que significa “sempre é possível melhorar”, e contou com treinamento teórico, aplicação de Lean Game e acompanhamento técnico em formato de mentoria.  

“Kaizen é uma ferramenta do Lean Manufacturing que tem o objetivo de implementar pequenas melhorias diariamente, seja na gestão ou nos processos produtivos. Na empresa, a equipe Kaizen, com seis colaboradores de áreas e experiências diferentes, foi criada no início da consultoria, teve um papel muito relevante e atuou de forma ativa do início ao fim do projeto”, destaca a consultora do Instituto Senai de Tecnologia (IST), Patrícia Zucatelli Zonta.    

Vantagens da consultoria  

E os benefícios já podem ser observados, a partir de resultados como a revisão do controle de estadias com a eliminação de 60% dos campos de preenchimento e proposta de otimização para formato digital, aumento de 11% de produtividade em operação de embarque no navio e na padronização da ordem de execução das operações. O desenvolvimento de habilidades da equipe também foi um resultado almejado.     

“Nosso principal ganho está no desenvolvimento das pessoas, pessoas valorizadas e engajadas em fazer o resultado acontecer. Agora, nossa equipe possui, além desse empoderamento, conceitos e técnicas. Estamos mais aptos para tornar nossa operação a mais competitiva no mundo atual”, destaca Prata.   

No trabalho realizado com a empresa, a equipe de colaboradores ficou com a tarefa de dar continuidade ao plano de ação definido. “Além disso, a equipe com o apoio da gestão tem o desafio de propagar a filosofia por toda a empresa e principalmente mudar o mindset das pessoas para que consigam aplicar a melhoria contínua no dia a dia”, reforça Patrícia.   

A referência Senai ES  

No mercado, os cursos do Senai ES são referência pois são construídos de acordo com as maiores demandas das indústrias capixabas. E o time de profissionais atua diretamente com a empresa, atendendo suas necessidades e melhorando os processos.  

“Temos um histórico de longo tempo com o Senai, e o Senai ES aceitou o desafio de ir além de uma consultoria. Desde o início entendeu e trabalhou para que evoluíssemos com entregas tangíveis, mas também com o desenvolvimento da nossa equipe”, pontou o especialista de Logística da Gerdau, Luiz Gustavo Prata de Oliveira.   

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *