Fóruns de participação do Porto Central retomam atividades em Kennedy/ES; confira programação

Reunião marcará a retomada dos Fóruns de Participação constituídos para acompanhar a evolução do projeto do Porto Central

No dia 22 de junho, quarta-feira, acontece a reunião de retomada dos Fóruns de Participação do Porto Central. O evento está previsto para as 18h30, na quadra de esportes da EMEIEF Jaqueira “Bery Barreto de Araújo”, no Município de Presidente Kennedy (ES). Durante a solenidade, será feita a assinatura dos Termos de Cooperação Técnica, visando retomar a constituição dos Fóruns dos Programas Socioeconômicos definidos no Licenciamento Ambiental do Porto Central.

O objetivo dos Fóruns de Participação é promover e monitorar o desenvolvimento socioeconômico da região onde o Porto Central será instalado. É o elo entre o Porto, o Poder Público, a Sociedade Civil, as Entidades de Classe e as Instituições de Ensino e Fomento, sendo um espaço para debate, planejamento, avaliação e formulação de propostas para promoção do desenvolvimento ordenado da região.

 Três programas constituem os Fóruns de Participação. São eles:

  • O Programa de Monitoramento Socioeconômico (PMSE), por meio da CAMPOC – Comissão de Acompanhamento do Programa de Monitoramento Socioeconômico;
  • O Programa de Apoio ao Desenvolvimento Regional (PADR), por meio do CGDR – Comitê Gestor de Desenvolvimento Regional;
  • O Programa de Mobilização e Desmobilização (PMD), por meio do CGMD – Comissão Gestora da Mobilização de Desmobilização de Mão de Obra. 

A CAMPOC está voltada para as questões de infraestrutura social e industrial da Área de Influência Direta (AID) do Porto Central, composto por atores públicos e privados, realiza avaliações periódicas para verificar a necessidade de ampliar medidas que diminuam os impactos negativos ou potencializem os positivos.

Por sua vez, o CGDR tem por meta o estímulo do desenvolvimento regional de negócios sustentáveis na Área de Influência Direta do Porto Central, por meio da participação de empresas locais no fornecimento de bens e serviços que serão demandados pelas grandes empresas, inclusive o Porto Central.

Já a CGMD, busca promover o desenvolvimento da região, direcionando esforços para a geração de trabalho, renda e melhoria na qualidade de vida, por meio da capacitação profissional e do controle do fluxo de profissionais que serão mobilizados e desmobilizados na área influência do Porto Central, pelo empreendimento e suas subcontratadas. 

Participam da reunião os representantes do Poder Público dos três municípios que compõem a AID, Presidente Kennedy (ES), Marataízes (ES) e São Francisco de Itabapoana (RJ), e dos três municípios que estão na Área de Influência Indireta (AII), Itapemirim (ES), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Campos dos Goytacazes (RJ) e autoridades do Governo do Estado do Espírito Santo. Além destes, a reunião contará com a presença dos representantes das entidades que já cooperam com os fóruns ou que estão se organizando para se tornarem membros formais. 

Programação do Evento:

18h30 – Abertura dos trabalhos
18h50 – Apresentação do atual cenário do Porto Central
19h20 – Apresentação dos Programas socioambientais
19h30 – Assinatura dos termos de cooperação técnica
20h00 – Encerramento e coquetel

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *