Findes debate com governo do ES e VLI sobre consolidação da infraestrutura ferroviária

A presidente da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), Cris Samorini, esteve reunida nesta quinta-feira (14), no Palácio Anchieta, com o governador do Estado, Renato Casagrande, o secretário de Inovação e Desenvolvimento, Tyago Hoffmman, e representantes da VLI, entre eles o diretor-presidente Ernesto Pousada, para debater a renovação antecipada da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA).  
O encontro reforçou a importância de investimentos na malha própria da FCA com o objetivo de consolidar o Corredor Centro-Leste e garantir mais competitividade para a logística do ES e do Brasil.  
A agenda foi essencial para haver um afinamento do debate entre as partes e para que os estudos e discussões possam ser aprimorados no sentido de reduzir riscos e levantar garantias que contribuam para o sucesso da renovação da ferrovia e para que novos investimentos na infraestrutura sejam viabilizados de modo a fortalecer o Corredor Centro-Leste.  
O contrato de concessão da FCA vence em 2026, mas as discussões sobre a continuidade da operação da VLI começaram em 2020, a partir de quando foram realizados debates, audiências públicas, levantamentos técnicos, reuniões entre o poder público e privado, além da criação de um comitê técnico.  
Ao longo desse período, a Findes tem dialogado com os atores envolvidos, apresentado estudos técnicos robustos e atuado de forma contínua e proativa para garantir que a renovação da concessão traga mais desenvolvimento para o Espírito Santo e para o Brasil.
A presidente Cris Samorini  lembrou que a ferrovia tem grande potencial de movimentar cargas do agronegócio, vindas de Minas Gerais e de Goiás, que poderão ser escoadas pelos portos capixabas.
 “Estamos diante de uma grande oportunidade. Estudo da Fundação Dom Cabral mostrou que teremos a capacidade de movimentar por ano 22 milhões de toneladas. Por isso, é tão importante transformarmos a FCA, hoje uma ferrovia do século XIX, em uma ferrovia do século XXI.”

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *