Filomena Quitiba dá um show na 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia com 25 trabalhos selecionados

Termina nesta quinta-feira, 26, a 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia no ES, mas os trabalhos produzidos pelos alunos da Escola Filomena Quitiba que participaram do evento permanecem postados na plataforma do padlet para que todos possam visitar a Feira de Ciências virtual deste ano de 2020

O trabalho de Saphira 3º M1 é cotado para o primeiro lugar da Feira Estadual

Indiscutivelmente sucesso total a participação dos alunos da Escola Estadual Professora “Filomena Quitiba” em Piúma na 17ª Semana Estadual de Ciência e Tecnologia no ES.  A Escola arrasou com a aprovação de 25 trabalhos na Feira Estadual de Ciência e Tecnologia que se encerra nesta quinta-feira 26.

Os estudantes mostraram que não teve pandemia que fosse capaz de tirar a dedicação e criatividade deles, que, em casa realizaram grandes e importantes experimentos. E pelos excelentes trabalhos produzidos a Escola espera premiação. Três estudantes, Safira (3M01), moradora do Céu Azul deverá ganhar em primeiro lugar com o tema Inteligência Artificial. Outro grupo que se despontou é o de Myllena (2M02) sobre Covid-19, aborda sobre o pulmão, sistema respiratório. O Ensino Básico com 23 trabalhos com temas livres também foram muito bem desenvolvidos.

Feira de Ciências Virtual

Este ano com a pandemia a Feira de Ciências é virtual e os pais, parentes, amigos e leitores do Jornal Espírito Santo Notícias podem conferir os trabalhos de casa, acessando o link https://pt-br.padlet.com/marbio2/o3vsev6awpdira9p. Os vídeos com os trabalhos foram postados no Youtube e a professora/doutora Márcia Moreira de Araújo montou o padlet com todos os experimentos possibilitando a visita a Feira online. ‘Estamos fazendo ciência em plena pandemia’, frisou a professora de Biologia Márcia.

A Escola Filomena foi selecionada para apresentação na Feira de Ciência e Tecnologia no eixo Educação Básica com 25 trabalhos um com o tema Inteligência artificial, um com o tema Covid-19 e 23 com temas livre.

Ao todo são 94 trabalhos enviados pelos alunos até o momento, no padlet estão postados 55, mas a participação da Escola de Piúma na 17ª Sema Estadual de Ciência e Tecnologia é notável com 25 trabalhos selecionados. Enquanto a Escola de Anchieta, a Coronel Gomes de Oliveira participa com dois trabalhos selecionados.

O coordenador da área de Exatas da Escola Filomena Quitiba, professor Lucas Antônio Xavier destacou que a Feira de Ciências do Colégio é sucesso porque conta com a participação efetiva dos professores das disciplinas de Matemática, Biologia, Física e Química.

De acordo com Lucas ao avaliarem os 94 grupos (total de 154 alunos: 39 alunos da 1ª série; 53 alunos da 2ª série e 62 alunos da 3ª série) perceberam que os objetivos da Feira de Ciências foram atendidos. Os estudantes utilizaram o contexto social para promover o inter-relacionamento entre escola e a comunidade; tornaram a ciência mais significativa e influente na vida deles; promoveram sentimento de pertencimento; desenvolveram a aprendizagem ativa, atividades interdisciplinares; fomentaram a argumentação; promoveram a alfabetização científica.

“Devido ao desempenho dos grupos com ótimos trabalhos foi feita uma seletiva e submetemos na Semana Estadual de Ciência e Tecnologia. A escola está na final com 25 grupos para disputar o primeiro, segundo ou terceiro lugar. Foi a escola com maior quantidade de trabalhos.

A minha percepção foi de que a pandemia não atrapalhou os alunos e mostrou-se ser em perspectivas futura, um caminho a seguir pelo menos como primeira fase, a adoção do formato digital”, ressaltou.

Balanço das atividades da Feira de Ciências

“Temos dois alunos do segundo ano (um menino e uma menina) que ganharam bolsa de iniciação cientifica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) (via UFES) por ter vencido o concurso do Festival do Minuto sobre a comprovação da Teoria da Relatividade Geral de Albert Einstein em Sobral.

Temos 4 alunos (três meninas e um menino) que estudam sobre Buracos Negros classificados para a II Fase da III Mostra de Astronomia da UFES, que ocorrerá em dezembro. A premiação para os vencedores serão bolsas de iniciação cientifica júnior do CNPQ”.

Como começou a Feira de Ciências

O projeto de Feira de Ciências da Escola Estadual Professora “Filomena Quitiba’ completou 37 anos de existência, sempre presencialmente, uma proposição da professora Dona Carcília em 1983.

Mas, devida a Pandemia da Covid-19 em julho a coordenação da área de exatas pensou passar este ano sem a sua realização. Devido a liberdade de trabalho que há na instituição proporcionada pelos diretores/as passados e pelo atual diretor Rodrigo Danúbio Queirós foi possível os profissionais da área de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Física e Química) organizar o evento com o suporte da equipe pedagógica e demais professores das outras disciplinas.

Destacou o coordenador da Feira, professor Lucas Xavier que é preciso falar da participação dos alunos da escola no segundo trimestre no evento municipal no município da Serra/ES, Feira de Ciências Gênios de Multigêneros +Cultura +Arte foram 46 grupos, destes foram submetidos 33 trabalhos, dos quais 11 foram selecionados para a final e conquistamos o terceiro lugar.

“Com a percepção do cansaço dos alunos em fazer somente Atividade Pedagógica Não Presencial (APNPs), ficamos sensibilizados e iniciamos novo trabalho de preparação da nossa feira e também para a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia (SECTI). Houve um acordo entre os professores e me escolheram para ser o coordenador para organizar os trabalhos no formato online. O fato de que os alunos já estavam ambientados no Google Sala de Aula, local de postagens das APNPs, facilitou usar este recurso digital para a Feira de Ciências”, explicou.

Os alunos foram orientados a seguir como de costume o Método Científico no trabalho escrito, preparar um experimento a ser explicitado em um vídeo de dois a cinco minutos, sobre qualquer tema de caráter científico, ou sobre “Covid-19” ou ainda sobre a temática geral que é sobre “Inteligência Artificial: a Nova Fronteira da Ciência Brasileira”.

A produção dos grupos foi postada na Sala Virtual de Física. Para evitar aglomeração os educandos foram orientados a montar a sua equipe com no máximo três alunos, também tinha a opção de fazer individualmente ou em dupla. “Obtemos 96 grupos, após um recorte a professora de Biologia Márcia Araújo organizou a produção em ambiente virtual utilizando o Padlet (um mural científico) para que todos pudessem apropriar e apreciar os trabalhos”.

A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

A Semana Estadual de Ciência e Tecnologia tem o objetivo de popularizar a ciência, a tecnologia e a inovação no Espírito Santo, além de despertar o interesse de estudantes e profissionais na área.

A 17ª edição do evento é realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes) e a Secretaria da Educação (Sedu), e já faz parte do calendário anual do Governo do Estado.

Este ano, o evento será totalmente virtual, por meio deste hotsite. No site https://semanact.es.gov.br/ você pode assistir à exposição de trabalhos científicos produzidos por estudantes, palestras, cursos com certificação, oficinas, conhecer laboratórios capixabas de pesquisa e inovação, e muito mais!

Os temas da 17ª edição são: “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”, definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); “Covid-19” e “Tema Livre”, incluídos pela Secti.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *