Festival Luz Del Fuego ressalta importância femininaNA MÚSICA CAPIXABA

Evento gratuito, online e ao vivo para todo o país terá apresentações e debates sobre equidade de gênero

Festival Luz Del Fuego, evento protagonizado por mulheres com o objetivo de potencializar a presença feminina na indústria da música no Espírito Santo, será realizado gratuitamente no dia 6 de junho, ao vivo e online para todo o país.  A nova edição vai debater a equidade de gênero na produção executiva e nos processos criativos daquela indústria durante a pandemia.  E também contará com line-up de apresentações com artistas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo. A exibição  acontecerá no YouTube do Festival das 14h às 19h.

Luz Del Fuego é uma aceleradora capixaba de música, idealizada pela cantora Gabriela Brown e produzida em parceria com Louisy Carvalho. Seu objetivo é diminuir a disparidade entre mulheres e homens na cena musical, acentuada na pandemia. Além da circulação de shows, que privilegia minorias femininas – negras, indígenas e LGBTQI+ – , Luz Del Fuego também atua com mentoria criativa e financiamentos de trabalhos.

“É um projeto com uma premissa bem afetuosa, bem afetiva, de presença de mulheres com outras mulheres do ramo musical. Então essa retomada se fez mais do que necessária neste período de pandemia, porque a única saída para profissionais da música é fazer live, e com isso, essa disparidade de gênero se tornou mais gritante ainda porque a gente prioriza mulheres na contratação do corpo técnico, ou pessoas LGBTQI+, mas ainda existem campos que a gente não consegue essa profissional”, conta Louisy. 

A edição de 2021 do Festival, vai contar com algumas apresentações inéditas de artistas, como a cantora Bella Mattar que vai apresentar seu EP, e também o primeiro single do álbum que está lançando. Assim como Morenna, que também vai fazer uma apresentação exclusiva, o single “Açaí” vai ganhar a sua primeira versão live show. Já o showcase de Julia Mestre, vai entrar na programação de dois anos do álbum da artista. A edição ainda conta com apresentações de Afronta Mc, Gabriela Brown, Indy Naíse, Jasper e Gana, Luiza Dutra, Luiza Boê e Transe.

“A curadoria da mini-edição online foi realizada com base em todas as bandeiras que o festival sempre pregou: talento, representatividade e fogo. Contudo, desta vez a seleção contou com três artistas nacionais incríveis. E com o objetivo de realizar um intercâmbio cultural, dentro da cena independente, selecionamos performers com foco no som autoral libertador que cativasse o público do Luz. Já dentro do estado do Espírito Santo, tivemos o prazer de selecionar algumas artistas que ainda não tinham performado no nosso palco”, relata Gabriela Brown.

Em um tentativa de ajudar a sanar a disparidade de gênero, a edição embrionária do projeto ofereceu a mulheres formação profissional, difusão e formação de público em uma Imersão de Processos Musicais e Festival realizados entre setembro e novembro de 2019 em Vitória (ES) viabilizado pelo Edital de Projetos Culturais do Setorial de Música da Secult ES.Com uma equipe 100% formada por mulheres, o encerramento da imersão rendeu um webdocumentário e a produção de um single coletivo. O projeto também promoveu um festival de artes em novembro do mesmo ano, que unia música à produções artísticas das mais diversas áreas como artes plásticas, fotografia, tatuagem e moda. Com apresentação de atrações capixabas, o evento foi um marco na potencialização e emancipação da mulher capixaba no ramo musical.

Com apoio institucional do Estúdio Bravo, o Luz Del Fuego online é realizado via Lei Aldir Blanc, por meio da Secult ES e da Secretaria Especial da Cultura via Ministério do Turismo por meio do Governo Federal.

SERVIÇO

Festival Luz Del Fuego – Apresentações musicais e debates ao vivo envolvendo temáticas como a presença de mulheres na cena cultural em meio a pandemia

Data: 6 de junho

Horário: 14h às 19h

Assista em: Youtube do Festival Luz Del Fuego

Mais informações: https://linktr.ee/somosluzdelfuego

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *