Festival homenageia membro fundador do Cineclube Jece Valadão

Carlos Roberto de Souza, um dos fundadores e principais lideranças do Cineclube Jece Valadão, é o homenageado do 1º Festival Tela Curta Cachoeiro, evento online realizado pelo próprio cineclube. O vídeo de uma entrevista feita com ele foi disponibilizado nesta quarta-feira (2), no site do festival.

Aos 72 anos, Beto, como é mais conhecido, faz um relato sobre o processo de formação do Cineclube Jece Valadão, fundado em 22 de junho de 2006, em Cachoeiro de Itapemirim. Na época, ele fazia parte da equipe da Secretaria Municipal de Cultura, e o cineclube, apesar de independente institucionalmente, foi criado com incentivo da Prefeitura de Cachoeiro.

No vídeo, Beto também fala sobre a relação com o ator, produtor e cineasta Jece Valadão, que faleceu em novembro do mesmo do ano de fundação do cineclube. Ele relata, ainda, lembranças de seus primeiros contatos com o cinema, ainda na infância, e sua atuação em atividades cineclubistas nas décadas de 60 e 70.

“É necessário falar que, apesar de eu ser sempre a pessoa que aparece, o cineclube foi construído através de muitas pessoas. É claro que tem sempre um que se destaca mais, que representa esses outros elementos, mas temos que lembrar sempre que existem muitos baluartes do cineclube – pessoas comuns como eu, que se dedicaram”, ressalta Beto.

“Pensamos nessa homenagem desde que tivemos a ideia de fazer o Tela Curta Cachoeiro. O Beto virou sinônimo de cineclube na cidade, e a dedicação dele foi decisiva para que o Cineclube Jece Valadão chegasse aos seus 15 anos com tantas realizações – incluindo este festival”, afirma Lucas Schuina, integrante do Cineclube Jece Valadão e produtor-executivo do evento.

Programação até domingo (6)

O 1º Festival Tela Curta Cachoeiro segue até o próximo domingo (6). São mais de 40 curtas-metragens realizados com dispositivos móveis e outras formas de produção alternativas, disponibilizados gratuitamente no site do evento.

Os filmes estão distribuídos em três mostras competitivas, uma mostra paralela e duas sessões especiais – incluindo um vídeo de alunos da escola estadual Professora Inah Werneck, realizado em uma oficina organizada durante o festival.

Também serão realizados mais quatro debates, desta quarta (2) até sábado (5), com diretores dos filmes das mostras competitivas. A transmissão ocorrerá pelo canal youtube.com/cineclubejecevaladao.

No último dia do evento, serão anunciados os três vencedores de cada mostra competitiva e o vencedor do Juri Popular, que receberão prêmios de R$ 350 a R$ 150.Acompanhe o festival em www.telacurtacachoeiro.com.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *