Festival Cultural de Regência acontece online dia 17 de julho com produções audiovisuais de jovens da região e shows

A vila de Regência, em Linhares, se prepara para uma conexão artística e de inclusão social com a exibição de produções audiovisuais de jovens moradores da região, além de apresentações musicais.

É o projeto cultural Identidade Regência, que ofereceu oficinas de capacitação para documentário e videoclipe no primeiro semestre e transmitirá o resultado das aulas dia 17 de julho, sábado, às 17 horas, pelo canal do YouTube da iniciativa: https://www.youtube.com/identidaderegencia

No projeto, foi produzida uma minissérie documental de 3 episódios que resgatam a memória de Regência Augusta por meio de três personagens tradicionais da vila. 

Um é sobre o Senhor Nestor, episódio que retrata a história de um dos ex-pescadores mais antigos vivos de Regência e que atualmente produz artesanato em madeira. Outro sobre o mestre Grimaldo Firmino, para contar a vida do mestre de Congo de regência e sua paixão pelo ritmo. E sobre Bibil Satiro, episódio que mostra a importância cultural dessa personagem para Regência.

Será exibido ainda o videoclipe da música “Vilarejo”, que narra a aventura de um “dog” perdido em Regência.

O projeto conta ainda com as apresentações do grupo de Congo São Benedito de Regência e da banda linharense Cainã e a Vizinhança do Espelho. 

O projeto Identidade Regência tem produção da MM Projetos Culturais, apoio do centro Tamar ICMBio e é realizado por meio do edital Doce ES, da Fundação Renova.

As oficinas – As aulas do projeto “Identidade Regência” aconteceram entre maio e julho deste ano, com time de professores formado pelo artista e videomaker Cainã Morelato e pelos produtores audiovisuais Maurício Jacob e Felipe Corrêa.

Foram 15 vagas para as oficinas de documentário e outras 15 para a de videoclipe, de modo que os professores abordaram um passo a passo da prática para uma produção com qualidade profissional mesmo com poucos recursos. Como explica Cainã:

“Eu queria que eles (os alunos) entendessem que já podem começar a produzir hoje, com o que eles já têm. E por isso as aulas foram um caminho imersivo, com uma abordagem envolvente, para instigar os alunos e provocá-los o tempo todo a contribuir com respostas. Os futuros artistas e profissionais estão em todos os lugares. E o objetivo foi compartilhar conhecimento, transformá-lo em prática e fazer com que tudo isso se perpetuasse na vida de cada um que participou”, disse.  

Serviço: Festival Cultural de Regência acontece online dia 17 de julho

– Sábado, 17 de julho, às 17 horas

– Transmissão: YouTube do Identidade Regência: https://www.youtube.com/identidaderegencia ;

– Informações e programação: https://www.instagram.com/identidaderegencia

– Informações: [email protected] / 27 33761674

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *