Fames Jazz Band retorna aos palcos com o concerto ‘A bênção, Moacir Santos!’

Grupo oficial da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) completa 30 anos e retoma apresentações em novembro 

Após pausa provocada pela pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), a Fames Jazz Band se apresenta no dia 30 de novembro, às 19h30, no Teatro Glória, no Centro de Vitória. O concerto “A bênção, Moacir Santos!” reúne no palco do Centro Cultural SESC Glória alunos do Núcleo de Música Popular da Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames), sob a regência do maestro Eduardo Lucas, professor e coordenador do curso de bacharelado em Música Popular da faculdade.

“Estamos retornando aos palcos no mês da Consciência Negra, momento simbólico e importante para o debate afrodiaspórico e decolonial na música popular brasileira. A obra do maestro Moacir Santos é um bom ponto de partida para abordarmos essas epistemologias, que durante muito tempo foram invisibilizadas”, destaca o maestro

O pernambucano Moacir Santos foi maestro, arranjador e saxofonista. Ícone da música afro-brasileira, formou grandes músicos como Sérgio Mendes, Paulo Moura, Dori Caymmi, Nara Leão, Airto Moreira, Flora Purim, Paulinho da Viola, Carlos Lyra e Nelson Gonçalves.

O repertório do concerto A bênção, Moacir Santos!, inclui obras, como: “Oduduá”; “Maracatu, nação do amor”; “Sou eu (Luanne)”; “Coisa Nº4”; “Coisa Nº5” e “De repente, estou feliz”. 

Outro expoente negro que será lembrado no concerto será o maestro Antônio Paulo Filho (1942-2019), fundador da Fames Jazz Band. O maestro Toninho foi professor da instituição e exerceu forte influência na formação de diversos grupos musicais. Músico, maestro e compositor, foi grande incentivador de seus alunos, tendo criado a primeira classe de fagote do Estado. Também atuou como maestro da Banda da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES) e ao lado de diversos artistas. 

Nesta noite, a Fames Jazz Band contará ainda com a participação da pianista, professora e coordenadora do curso de bacharelado em Música da Fames, Paula Galama.

Sobre a Fames Jazz Band

Fundada em 1991, pelo maestro Antônio Paulo Filho, a Fames Jazz Band completa 30 anos de existência em 2021. Ao longo das décadas de atividade ininterrupta, vem se apresentando ao lado de convidados locais, nacionais e internacionais, acumulando participações de nomes como Maestro Spok, Leila Pinheiro, Leni Andrade e Nelson Faria.

“…A bênção, Maestro Moacir Santos, que não és um só, és tantos, tantos como o meu Brasil de todos os santos…” (Samba da Bênção – Vinicius de Moraes). 

Serviço:

Fames Jazz Band – “A bênção, Moacir Santos!”

Data: 30 de novembro de 2021

Horário: 19h30

Local: Teatro Glória – Av. Jerônimo Monteiro, 428 – Centro, Vitória.

Mais informações e ingressos por Pix e Pic.Pay:

Centro Cultural Sesc-Glória (27) 3232-4750

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *