Fames apresenta sistema acadêmico digital para comunidade estudantil

A Faculdade de Música do Espírito Santo (Fames) apresenta amanhã, terça-feira (16), o novo sistema de gestão acadêmica digital, com “Portal do Aluno”, “Portal do Professor” e “Ambiente Virtual de Aprendizagem”, aos alunos dos cursos de graduação da instituição.

Programada para ser entregue no segundo semestre de 2020, a ferramenta teve sua construção acelerada devido à suspensão das aulas na Rede Estadual de Ensino, em razão da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

A apresentação será feita através de três videoconferências, nos turnos da manhã, tarde e noite, atendendo os mais de 340 estudantes. O sistema acadêmico da Fames promete se tornar referência em sua arquitetura para cursos de música complexos como os da Fames.

“O sistema de matrícula da Fames demanda uma arquitetura praticamente inédita, pois são muitos instrumentos e orquestras ofertadas como disciplinas, e que englobam diferentes percursos de formação ou habilitações previstos em nossos Planos Pedagógicos de Cursos (PPC’s)”, afirma o diretor da Fames Fabiano Araújo.

Anteriormente, uma versão “beta” do sistema foi disponibilizada para adesão livre dos alunos, permitindo a contabilidade de 20% de carga horária não presencial, que já é prevista nos projetos  pedagógicos, e também para que os estudantes pudessem se familiarizar ao novo ambiente digital.

Fabiano Araújo ressalta ainda que, com a pandemia de Covid-19, todo o planejamento de digitalização da Fames teve que ser antecipado, exigindo um aperfeiçoamento contínuo para melhor utilização pelos alunos.

“Devido às características próprias da Fames, temos assegurado continuamente aos alunos, através de nosso sistema de comunicação interna, a integridade do semestre nas condições regulamentadas pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), em um processo transparente, com participação de alunos, professores, equipe administrativa e direção. Sabemos que a rotina de vida dos alunos foi impactada e por isso buscamos compartilhar com eles as soluções que encontramos. Recebemos com atenção as demandas de um grupo de alunos do 7º período. Essas demandas estão pautando nossa busca por soluções sustentáveis”, conclui.

Diálogo permanente com os alunos

Através de uma pesquisa interna com todos os alunos da graduação, foi computado que 89% dos entrevistados se posicionaram favoravelmente à experiência on-line como solução para enfrentamento da crise da pandemia.

Em parceria com o Diretório Acadêmico “Aurea Adnet”, da Fames, foi concluído um relatório detalhado sobre as condições de acessibilidade de todos os alunos da graduação para que seja garantida a participação integral do Bacharelado em Música Popular, Instrumento / Canto e Licenciatura em Música.

De acordo com o diretor, casos particulares de dificuldade de acesso à tecnologia estão sendo acompanhados de perto, para que sejam garantidas condições aos alunos no cumprimento das atividades propostas para este semestre. “Estamos em fase de formatação de uma alternativa que contemplará aqueles que não possuem acesso à internet e garantirá que ninguém ficará para trás”, afirma.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *