Exposição ‘Casa 34’ é destaque na OÁ Galeria Arte Contemporânea

Na exposição “Casa 34″, que estreia no próximo dia 13 de julho, na OÁ Galeria Arte Contemporânea, em Vitória, o artista plástico Rick Rodrigues apresenta bordados sobre diversos suportes, fotografias, objetos do cotidiano, miniaturas e fragmentos da casa, pequenas instalações com brinquedos e um vídeo. O conjunto de obras começou a ser produzido em 2016, quando a residência dos avós paternos do artista foi vendida e demolida.

O fato despertou em Rick a necessidade de resgatar as memórias pessoais e familiares dessa arquitetura. “As primeiras obras do projeto surgiram quando encontrei a casa destruída. Foi nos escombros que comecei a rebuscar as memórias vividas e fantasiadas naquele espaço”, explica.

Além da mostra na galeria, também será possível conferir a exposição por meio do site do artista (www.rickrodrigues.com) e fazer uma visita guiada em formato de vídeo. No ambiente virtual, Rick Rodrigues compartilha obras com detalhes e descrição de aspectos formais e poéticos, catálogo virtual, textos e material educativo. A experiência digital também contempla podcasts com entrevistas e com textos lidos por convidados, depoimentos e fichas técnicas detalhadas. Para que o visitante se sinta ainda mais imerso na exposição, é possível ouvir a playlist do artista, com músicas e poesias que fazem parte de seu processo criativo.

A última etapa do projeto acontecerá em três cidades capixabas. As ruas de João Neiva, de Santa Leopoldina e de Santa Teresa receberão cartazes do tipo lambe-lambe, instalação de outdoors e intervenções com obras do artista. O Projeto foi contemplado pelo Edital 34/2019 – Projetos Culturais Setoriais de Artes Visuais, da Secretaria da Cultura (Secult).

SERVIÇO:

Exposição Casa 34 – Rick RodriguesLocal: OÁ Galeria – Av. Cesar Hilal, 1180 – Loja 9, Bento Ferreira, CEP: 29.052-234. Vitória/ES e www.rickrodrigues.comData: de 13 de julho a 27 de agosto de 2021.

Uso obrigatório de máscara. Visita com agendamento prévio de segunda a sexta, das 10h às 19h.

Contatos: [email protected] | Tel: (27) 3094-1177 Cel: (27) 9 9944-5001

EDUCATIVO CASA 34:

O programa educativo é oferecido em parceria com o Coletivo LEM (Laboratório de Educação Museal) e direcionado aos educadores de qualquer localidade e demais interessados. Serão 04 encontros gratuitos, realizados no ambiente virtual durante o mês de agosto de 2021.

Para participar é necessário preencher o seguinte formulário: https://docs.google.com/forms/d/1MWKqnckahuVfmHabo-S72kFikfIHe6-VtLQVUhhhlps/viewform?edit_requested=true

Contato: [email protected]

SOBRE O ARTISTA:

Cria do CB, o bairro Crubixá, em João Neiva (ES), Rick Rodrigues (1988) é artista plástico e mestre em artes pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele trabalha com séries de desenhos, gravuras, bordados, objetos e pequenas instalações. Rick integra o grupo Almofadinhas, também formado pelos artistas Fábio Carvalho (RJ) e Rodrigo Mogiz (MG), que se dedica ao território sensível e delicado utilizando o bordado para elaborar suas obras, enfatizando memória, gênero, afetividade e sexualidade.

O artista apresentou sete exposições individuais e participou de mais de 50 exposições coletivas. Rick também participou das residências artísticas “Residência 8” na OÁ Galeria, em Vitória (ES), em 2021; Programa “Territórios”, do Sesc Teresópolis (RJ), no ano de 2019; e Programa “Casa B”, do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea mBrac, Colônia Juliano Moreira, em Jacarepaguá (RJ), em 2018.

O artista também foi premiado por suas séries de desenhos e bordados no Salão Nacional de Artes Sobre Papel, em São Paulo (SP), em 2020; na TRASH Incubadora de Artistas, em Atibaia (SP), no ano de 2018; e no 44º Salão de Arte Contemporânea Luiz Sacilotto, em Santo André (SP), em 2016.

As obras de Rick Rodrigues contemplam diversos acervos institucionais, como Museu de Arte do Espírito Santo Dionísio Del Santo, Galeria de Arte Espaço Universitário e Galeria Homero Massena, em Vitória (ES); Memorial Fundação Cristiano Varella, em Muriaé (MG); Galeria de Arte Ibeu, no Rio de Janeiro (RJ); Casa do Olhar Luiz Sacilotto, em Santo André (SP); e Museu da Diversidade Sexual, em São Paulo (SP). Além deles, o artista também tem obras em coleções particulares nacionais e internacionais.

Em Vitória, Rick Rodrigues é representado pela OÁ Galeria.

Site/portfólio: https://www.rickrodrigues.com/

Instagram: https://www.instagram.com/rickrodriguess/

OÁ GALERIA:

A OÁ Galeria nasceu em abril de 2007 motivada pelo desejo de valorizar, difundir e contribuir com a construção de um olhar sensível para a arte contemporânea através de sua apresentação a partir de diferentes linguagens e suportes.

Nossa atuação acompanha o desenvolvimento de jovens artistas contemporâneos, bem como de artistas com carreira já consolidada no mercado de arte nacional e internacional.

Além de exposições, o universo de ações da galeria se estende para iniciativas mais abrangentes como palestras, workshops, sessões de cinema, trocas com artistas, imersões e outras propostas que dialoguem nossos propósitos.

Site: https://www.oagaleria.com.br/

SOBRE O COLETIVO LEM:

O LEM – Laboratório de Educação Museal, surge em 2012-2013, nos encontros de formação em arte contemporânea que aconteciam na Galeria Homero Massena (Vitória/ES), como um ideal ainda sem nome, a fim de criar vínculos concretos entre artistas locais e professores.

É em 2018 que o LEM se torna projeto piloto de educação em museus, coordenado por Franquilandia Raft, em uma parceria com as Secretarias de Cultura e de Educação da Prefeitura de Vitória, realizando projetos educativos das exposições temporárias da Casa Porto das Artes Plásticas, Museu Capixaba do Negro e Museu Histórico da Ilha das Caieiras Manoel dos Passos Lyrio, o Museu do Pescador.

Instagram: https://www.instagram.com/lem.coletivo/

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *