Ex-prefeito de Kennedy Reginaldo Quinta é condenado e fica inelegível até 2022

O ex-prefeito de Presidente Kennedy fica inelegível até 2022 – foto/ arquivo

O cenário político de Presidente Kennedy muda completamente com a inegibilidade de Reginaldo Quinta até 2022

O ex-prefeito de Presidente Kennedy Reginaldo dos Santos Quinta – DEM é condenado na Ação Civil Pública por atos de improbidade administrativa, ajuizado pelo Ministério Público Estadual e fica inelegível até 2022.

O jornal teve acesso com exclusividade a Certidão de autenticidade do Cadastro Nacional de Condenações Civis por ato de improbidade administrativa e também a Certidão Positiva do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo – TJES. Reginaldo Quinta fica de fora do pleito eleitoral de 2020.

“Certifico que nesta data (05/08/2020 às 12:11) CONSTA no Cadastro Nacional de Condenações Cíveis por Ato de Improbidade Administrativa e Inelegibilidade, quanto ao CPF nº 579… os seguintes registros de condenação com sanção ativa, entre estes: Reginaldo dos Santos Quinta”.

No dia 18 de maio de 2020, a juíza Priscilla Bazzarella de Oliveira em seu despacho retificou o nome da ação na capa de autuação e nos registros do E-Jud, passando a constar: “Determino que seja oficiado, através de e-mail, aos cartórios eleitorais, quais sejam, 43ª Zona Eleitoral (TRE-ES), 56ª Zona Eleitoral (TRE-BA) e a 57ª Zona Eleitoral – (TRE-ES), para as devidas anotações acerca do acórdão transitado em julgado, com a ressalva de que os executados foram condenados à suspensão de seus direitos políticos pelo prazo de 03 (três) anos entre eles à 43° Zona Eleitoral, TRE-ES: Reginaldo dos Santos Quinta – Número de inscrição eleitoral do Requerido: 0115 4545 1430.

Confirmação de autenticidade

E no dia 03 de junho de 2020, a juíza Priscilla Bazzarella de Oliveira determinou inscrever os nomes dos réus do processo que condenou o ex-prefeito no sistema Infodip com a suspensão dos direitos políticos de todos os requeridos da ação. “CADASTRE-SE no CNJ os termos do trânsito em julgado da demanda. De tudo, lance-se pertinente certidão”.

Sobre a ação que levou a condenação dos réus e a inegilbilidade de Reginaldo é relacionada ao processo 013323120108080041 transitado e julgado em 1ªinstancia, no dia 03 de outubro de 2019, onde ele é condenado a ressarcir os cofres públicos no montante de R$ 485.000,00.

A sentença que tornou Reginaldo inelegível é segundo a justiça   favorecimento a Associação Montanhas Capixabas Turismo & Eventos, através de convênio nº 001/2010, com a finalidade de frustrar o processo de licitação e ofensa aos princípios da administração pública.

Os condenados

Os autos de Ação Civil Pública por ato de improbidade administrativa, ajuizada pelo Ministério Público Estadual em face de Reginaldo dos Santos Quinta, Associação Montanhas Capixabas Turismo & Eventos, Patrícia Pereira Ornelas Andrade, Paulo César Santana Andrade, Patrícia Pereira Ornelas Andrade ME (VIP Produções e Eventos.

Indicação de Geovana pode ser um tiro no pé

Geovana é prima de Amanda, a outra sobrinha de Reginaldo Quinta – foto/ arquivo

Em tese, o ex-prefeito Reginaldo Quinta está fora da disputa e pode vir a apoiar o atual prefeito em exercício, Dorlei Fontão da Cruz, pré-candidato, uma vez que, vários aliados do ex-prefeito estão na administração de Fontão, nomeados em cargos comissionados.

Contudo, os bastidos da política de Presidente Kennedy apontam que a sobrinha Geovana Quinta figura como pretendente a receber o apoio do tio para ser a pré-candidata a prefeita da cidade. O que faz relembrar a eleição de 2012, ocasião em que a prima de Geovana; Amanda Quinta acabou sendo eleita, numa cartada de última hora. O registro da candidatura era do tio que foi preso acusado de liderar um grupo que teria desviado R$ 50 milhões em recursos públicos, durante uma operação que a Polícia Federal batizou ironicamente como ‘Lee Oswald’ no dia do índio, 19 de abril de 2012.

Na ocasião, Amanda acabou eleita num acordo de cavalheiros e confiança entre família, porém, após sentar-se ao trono se distanciou do tio e da prima, afastando-se completamente e tornando-se rivais políticos, o que a levou enfrenta-lo em 2016 e ter saído vitoriosa.

Amanda foi denunciada na Operação Rubi e acabou presa, sendo afastada permanecendo fora da Prefeitura até 31 de dezembro de 2020, data em que encerra o seu mandato.

Vale frisar que Geovana pode ser um tiro no pé, haja visto o seu curriculum de acusações contra ela, inclusive, de ter sido a supersecretária que acabou em cana em Xuri na mesma Operação Lee Oswald que levou o tio e mais 27 pessoas.

O panorama político de Presidente Kennedy muda completamente com a inegibilidade de Reginaldo e o nome dele fora do cenário eleitoral 2020, uma vez que, ele estava cotado nas pesquisas, principalmente, no interior da cidade onde ele conhece cada eleitor e todas as casas.

Repetirão os capítulos da novela de 2012, o tio indicará a outra sobrinha e depois tomaria uma rasteira, caso a Abelha Rainha, assim conhecida Geovana na cidade, seja a escolhida dos eleitores?

A Reportagem completa sobre o assunto você vai conferir na edição impressa que está sendo preparada com detalhes sobre a família Quinta e o que pode significar o seu fim político em Presidente Kennedy com a inegibilidade de Reginaldo dos Santos Quinta.

Direito de resposta

A reportagem tentou contato com o ex-prefeito Reginaldo e sua sobrinha, Geovana, não obteve êxito, o espaço está aberto para que ambos se manifestem em relação ao conteúdo da matéria veiculada caso desejem se pronunciar. Pode encaminhar e-mail para: [email protected] ou entrar em contato através do fone, ou nas redes sociais.

Compartilhe nas redes sociais

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *