Relato e Relatório temas de aulas na PM

pm 2 pm 3 PM 4 PM 5 PM 6 PM 7 PM 8 PM 9 PM 10 PM 11 pm 16 PM

Os alunos do 1M1 e M2 da Escola Estadual Professora Filomena Quitiba, em Piúma visitaram o Destacamento da Polícia Militar, na manhã de quarta-feira, 01, em uma aula de campo sobre Relato e Relatório. A proposta foi da professora Luciana Maximo, que explicou aos alunos em sala de aula que os Boletins de Ocorrências confeccionados pelas Polícias Militar, Civil, Rodoviária, Federal ou de Trânsito, bem como, o do Grupo de Apoio Operacional – GAO são exemplos práticos de relato. E que além dos relatos comuns, como os feitos nos diários e em blogs, existem outros que são utilizados com muita frequência.

Oportunamente, a professora solicitou ao Subtenente Rogério Jorge, comandante da Tropa em Piúma, que designasse um policial que pudesse explicar aos alunos sobre a rotina diária da PM nas ruas, e explicasse como lidam com a criminalidade.

O soldado Thiago Lara recebeu as turmas e falou por mais de uma hora sobre diferentes assuntos, entre estes explicou sobre as patentes, sobre como abordam o cidadão nas ruas, sobre o trabalho ostensivo da PM e também sobre a necessidade de aprender a fazer um texto e se comunicar através desse, de forma objetiva e sucinta.

“Fiquei encantado com as turmas, os alunos super interessados. Fiquei lisonjeado, na esperança de um dia termos um espaço na PM para receber sempre a comunidade escolar e outros, para acontecer essa aproximação entre a Polícia e a sociedade. Trazer à comunidade acadêmica a polícia é válido, pois assim desmitificamos mitos. Ontem, 30, depois que o subcomandante me falou que deveria receber os alunos, pensei em convidar a soldado Júlia para fazer o bate papo e assim mostrar as alunas que existem na profissão soldados do sexo feminino que seguem carreira profissional e fazem o diferencial”, disse.

Para Thiago Lara, o tato com a prática é fundamental, você ver como é importante saber escrever e saber para que. “Muitas das vezes vou atender uma ocorrência de trânsito e quando passamos o formulário para os envolvidos narrarem com suas palavras com o que aconteceu, a maioria esmagadora dos motoristas envolvidos não sabe como relatar. É o momento que ensinamos, ficamos do lado, instruindo. A maioria não sabe como escrever, narrar um fato. A redação é fundamental em várias circunstâncias”, pontuou.

Em relação aos alunos no Destacamento e a conversa com os estudantes, Thiago afirmou que, “é preciso ter um local apropriado para que a comunidade possa visitar a sede da PM para outros momentos como esse. Fiquei surpreso, mais de uma hora de bate papo, eles ficaram atentos. Só de sair da escola e ter um ambiente diferenciado já é uma inovação didática. Foi surpreendente, eu me senti muito feliz”, ressaltou.

Vale ressaltar que a proposta da professora de Língua Portuguesa não é solta, ela está trabalhando os gêneros textuais exigidos pelo Currículo Básico da Sedu.

Depois da conversa com o soldado Thiago Lara, os alunos tiraram dúvidas, interagiram e ficaram encantados com o trabalho da Polícia Militar.

No final da conversa, Thiago confeccionou um BO com dados fictícios e entregou à professora que já solicitou cópias, e o próximo passo, os alunos deverão produzir um relato sobre um fato real que ocorrer em sua comunidade, seguindo o modelo fornecido pelo PM.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *