Articulista na escola

roney aluno alunos de DKAJDA meninos moares narriman[ palestra palestrasA[ ronei roneudad roney 2 roney 5 roney 6 roney 6565 roney ada

 

O articulista, jornalista, escritor, psicanalista e professor de Cachoeiro de Itapemirim, Roney Moraes esteve na manhã de hoje, na Escola Estadual Professora Filomena Quitiba, em Piúma e bateu um super papo com os alunos do 2º do Ensino Médio. A prosa com o articulista foi sobre Artigo de Opinião.

Roney explicou aos alunos como produzir esse gênero textual, deu diversos exemplos baseados nos livros de sua autoria, Sem Mais Palavras e Arte no Divã e Outras Análises, lançado na V Bienal Rubem Braga em Cachoeiro de Itapemirim. Moraes conseguiu envolver os estudantes de tal maneira que após o recreio, os alunos solicitaram a diretora Fabiani Taylor que o bate papo continuasse, no salão da escola.

O jornalista abriu o debate com os alunos e exemplificou sobre temas polêmicos como aborto em caso de estupro, liberação da maconha, maioridade penal, pedágio e outros. Falou com propriedade que é impossível escrever um artigo de opinião sem que antes haja uma pesquisa relacionada ao tema e muita leitura.

A conversa foi boa e os alunos além de tirar dúvidas adquiriram as obras e tiveram as mesmas autografadas na biblioteca da escola.

O convite foi nosso, Roney é nosso amigo dos bons tempos da Faculdade de Letras, do Jornal Folha do Espírito Santo, onde juntos aprendemos sobre notícia, artigo e outros gêneros textuais circundantes ao jornalismo e literatura.

Vamos publicar na integra na edição impressa a entrevista com o articulista, a fala da diretora da escola e a nossa fala quem propôs a vinda do jornalista a Piúma, graças à amizade estabelecida no mundo das letras.

Roney é articulista do jornal Espírito Santo de Fato de Cachoeiro de Itapemirim, é editor do caderno Arte Fato do mesmo jornal, é psicanalista, professor em cursos de pós-graduação. Quarta-feira ele recebe na Assembleia Legislativa do Espírito Santo a Comenda Rubem Braga. Os livros dele estarão disponíveis na livraria de Piúma no centro pelo custo de R$10.00, ambos os livros são artigos de opinião.

Roney contou aos alunos um pouco sobre sua trajetória para chegar até hoje, falou sobre o tratamento que fez para deixar a dependência química e deu depoimentos. Foi uma manhã de muito aprendizado.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *