1ª Festa da Viola de Palmital é sucesso!

A 1ª Festa da Viola e da Música Sertaneja de Raiz da localidade de Palmital, interior de Iconha foi um sucesso em todos os aspectos. Famílias inteiras compareceram ao evento que, além de propor resgatar a cultura do local, foi beneficente ao menino Arthur, vizinho da comunidade. A Festa ocorreu na quadra Poliesportiva Antônio Dalmolim.

Às 10h00 ocorreu a missa de abertura do evento realizada pela comunidade de Alto Joeba, referência no evento em Anchieta. As 11 começou a ser servido o almoço típico com a culinária local: ovo frito, palmito ensopadinho, linguiça de porco frita, queijo, macarronada, arroz e polenta. Delícias de Palmital.

Durante todo o evento, várias duplas sertanejas se apresentaram: Eraldo e Nei da Viola, Nei da Viola e Amarildo, Irmãos Brambila de Venda Nova do Imigrante, Tiago da Viola e Everaldo, Três Amigos, Miguel Machado e Gabriel, Serginho dos Teclados e Os Colibris.

De acordo com Paulo Roberto Dalmolim, um dos organizadores do Evento, essa festa foi pensada como forma de valorizar a cultura de Palmital, que traz na música de raiz a sua preferência e uma culinária única, tendo o palmito como base, além da linguiça caseira de porco, ovo frito, a macarronada, a polenta, preparada com o milho plantado nas roças e o queijo feito pelas mãos dos moradores locais. “Havíamos tido essa ideia há tempos, de fazer uma moda de viola para resgatar a tradição caipira juntamente com um almoço caipira, semelhante a Alto Joeba. No meio do caminho, tem o Arthur, então decidimos doar toda a renda da festa para ajudar no tratamento dele, mas vamos tentar manter a qualidade da comida e da moda de viola. No ano que vem acontecerá a segunda festa da viola, já está na programação cultural do município”.

Ainda segundo Paulinho a festa foi ótima, “queremos resgatar o encontro das famílias, não estamos preocupados com multidão, queremos resgatar e manter a nossa tradição. Para nós foi maravilhoso”.

_ “Esse evento é uma oportunidade de trazer de volta as raízes, enfatizando a família que é o bem maior, estamos tendo a oportunidade de matar saudades, eu trouxe a minha sogra que nasceu na comunidade e tinha mais de 80 anos que não voltava aqui, é um prazer enorme está com meus cunhados, meu esposo, meu sogro podendo compartilhar com a comunidade da 1ª Festa de Palmital, dando origem ao resgate bem antigo de histórias como, a plantação que deu origem ao nome da comunidade, que trabalha na lavoura, com palmito, café, banana e outros. Um domingo maravilhoso esse, in família. um encontro salutar e saudável, com música e boa e o cardápio impecável”, ressaltou a professora Magda Valéria.

A palavra Palmital, segundo Paulinho derivou-se de uma grande várzea de palmito que havia no local antigamente.

Com uma paisagem linda ao fundo, cercada de bananeiras e serras em frente, a Festa foi perfeita, tendo rifas, leilão de bezerros, roleta, medição da linguiça e outras brincadeiras do interior.

 

 

 

 

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *