Evento reúne representantes de Grêmios Estudantis da rede municipal

São alunos do 6º ao 9º do ensino fundamental, de 15 escolas municipais

Alunos de 15 escolas participam, nesta terça-feira (26), do III Encontro dos Grêmios Estudantis da Rede Municipal de Educação. O evento ocorrerá, às 14h, no auditório “Prof. David Alberto Lóss”, da escola “Zilma Coelho Pinto”, no bairro Ferroviários.

Estarão presentes os estudantes, do 6º ao 9º do ensino fundamental, que compõem as agremiações das unidades “Anacleto Ramos”, “Anísio Ramos”, “Galdino Theodoro”, “Jacomo Silotti”, “Jenny Guardia”, “Luiz Marques Pinto”, “Luiz Semprini”, “Maria das Dores”, “Monteiro Lobato”, “Deusdedit Baptista”, “Florisbelo Neves”, “Pedro Estellita”, “Valdy Freitas”, “Gércia Ferreira Guimarães” e “São Vicente”.

Na ocasião, os alunos terão a oportunidade de participar de uma oficina sobre oratória e comunicação, com Ramon Barros. Além disso, haverá uma palestra sobre a história dos grêmios estudantis, sua função e importância. Os presentes ainda poderão curtir apresentações culturais.

A programação do encontro e o incentivo para formação das agremiações escolares, em Cachoeiro, são frutos de parceria entre as secretarias municipais de Educação (Seme) e de Desenvolvimento Social (Semdes). O objetivo é encorajar a participação ativa dos estudantes nos projetos, atividades e ações educacionais, possibilitando uma gestão escolar mais democrática.

“Com a participação do grêmio estudantil na escola, temos a oportunidade de apresentar nossos interesses, respeitando as diferentes opiniões e conversando para buscar melhoria na nossa escola. Nós realizamos recreio dirigido, ajudamos a organizar os espaços da escola e as atividades, fazendo sempre o melhor para nossos amigos e para nossa unidade de ensino”, destaca uma das representantes da agremiação da escola “Luiz Marques Pinto”, Ana Paula Machado Camargo Belo.

“A atuação do grêmio estudantil promove nas unidades de ensino uma participação democrática nas ações da escola. Nossos estudantes têm voz e vez para indicar melhorias e demonstrar compromisso nos interesses sociais e coletivos. Dessa maneira, buscamos despertar o protagonismo e a importância da participação cidadã”, salienta a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

“Os grêmios servem para ensinar os jovens a serem mais solidários e atentos às questões da coletividade, e sobre o poder da democracia”, reforça a secretária de Desenvolvimento Social de Cachoeiro, Maria Aparecida Stulzer.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *