Estudante de Marataízes conquista o 1º lugar no Concurso Nacional de Poesias

Aluna de Marataízes vence Concurso Nacional de Poesias e receberá prêmio no Congresso de Poetas Trovadores em Jacaraípe / Serra- ES

Adriana Paula Viana Alves, Sara Mezine – secretaria de cultura de Marataizes, Renata Machado Barreto Braga

Com tema livre e inédito, a estudante de Marataízes Renata Machado Barreto Braga, aluna do 1º do Instituto Federal do Espírito Santo – Campo Cachoeiro para orgulho do Sul do Estado, conquistou o 1º lugar no Concurso Nacional de Poesias realizado em julho/21 e receberá prêmio no Congresso de Poetas Trovadores em Jacaraípe / Serra- ES entre os dias 07, 08, 09 e 10 de outubro.

“Ganhei na modalidade poesia em 1º lugar e em haicai em 4º. Quando a minha professora, Angélica me mandou uma mensagem falando sobre esse concurso, eu nunca imaginaria que iria ganhar… Eu fiquei muito animada, me empenhei ao máximo e enviei os textos. Quando chegaram os resultados eu fiquei em choque: ‘Meus textos?!’, Para falar a verdade a ficha ainda não caiu… Me sinto muito feliz por ganhar e representar minha cidade em 1º e 4º lugar”, ressaltou Renata.

Congresso

A Academia Capixaba de Letras e Artes de Poetas Trovadores, ACLAPTCTC, em comemoração aos 41 anos de fundação do CTC, Clube dos Trovadores Capixabas e do movimento em torno da Trova no Brasil denominado Neotrovismo fará realizar no Balneário de Jacaraípe, no Município da Serra, no Estado do Espírito Santo, de 07, 08, 09 e 10 de Outubro de 2021, o XVIII Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores com o tema: A Esperança de dias melhores e o papel da leitura e da literatura na atualidade. O Concurso Literário Prosa, Poesia, Haicai e Trova é uma das atividades previstas no Projeto de realização do Congresso Brasileiro de Poetas Trovadores de Jacaraípe.

Entre os objetivos do Congresso: Descobrir novos Escritores e Poetas. Revelar trabalhos em poesia e prosa, inéditos; aprimorar o gosto pela arte literária e incentivar a escrita.

Poesias

1ºlugar: Renata Machado Barreto Braga.

Título: Aprendendo com a vida

APRENDENDO COM A VIDA.

Com a vida aprendi,

Que nada vem de graça,

Mas que não se compra o amor,

Sem coragem e sem pudor.

Viver é acreditar em si,

É aprender com as dores,

É ser forte e destemido,

Buscar alegria nas flores.

Aprenda que em cada tristeza,

As lágrimas podem correr,

Mas são nestes momentos,

Que percebemos que vale a pena viver.

Na caminhada segura,

Desviamos da solidão,

Caminhe com segurança,

Até que alguém segure sua mão.

Aproveite para crescer,

Buscando sempre aprender,

Que nos pequenos detalhes,

Está a essência de ser você.

4ºlugar: Pandinha –  Renata Machado Barreto Braga

Um som a soar

Uma vida a viver

Somos cantiga.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *