Estreia hoje o Documentário “Pororoca: a força das águas”, com depoimentos de quatro mulheres negras trans, do Sul do ES

“Quando eu era um embrião em formação, alguém gritou: “é um menino” e todos pularam de alegria, lá dentro a bolha uterina começa a minha pororoca…”

o Documentário “Pororoca – A Forca das Águas, às 19 horas no YouTube no YouTube do Coletivo FEPNES

Logo mais a noite estará sendo lançado o Documentário “Pororoca – A Forca das Águas, às 19 horas no YouTube do Coletivo FEPNES em alusão ao 16 Dia de Ativismo, na programação da XIII Semana de Direitos Humanos, promovido pela Secretaria Estadual de Direitos Humanos (SEDH-ES).

O filme é uma produção independente do Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do ES + Diversidade, em parceria com a Dona Música Produções Culturais & Comunicação, são depoimentos de qual quatro mulheres trans negras contam um pouco da sua trajetória. São elas: Cláudia Rayalla, Ágatha Benks, Maria Paula Bombom e Samara Silva Abreu.

O Coletivo possui 10 núcleos que vão de Guarapari a São José do Calçado e três comissões LGBT’s nos municípios de Piúma, Itapemirim e Marataízes. “Quando surge a Semana de Direitos Humanos, nós pensamos que depois de ser publicado que o Brasil era um dos países que mais mataram mulheres trans e que nesse recorte essas mulheres eram pretas, eu falei, está na hora de tirar esse documentário do papel!”, salientou Luciana Ciríaco Souza (Baiana), autora do filme.

A direção é de Ivny Matos que também assina o roteiro, com câmera e edição de João Vitor Barbosa. “Sabemos que narrativas como estas merecem uma produção  que as meninas muito maior, mas tudo aqui foi construído  com muito amor, dentro das nossas limitações técnicas, financeiras e no meio da correria de fim de ano,  gostamos muito do resultado, pois o que importa é o conteúdo de seus depoimentos. Pra mim foi uma honra!”, afirma Ivny.

A estreia acontecerá também de forma presencial somente para convidados na sede da Dona Música Produções em Itaipava.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *