Estação Cidadania – Cultura receberá exposição e oficinas sobre sustentabilidade

Mostra reúne imagens de obras feitas por renomados artistas que invocaram questões ambientais

A Estação Cidadania – Cultura (ECC) “Sérgio Sampaio”, no bairro Ruy Pinto Bandeira, em Cachoeiro de Itapemirim, receberá, na próxima semana, o projeto Museu Natureza Itinerante e oficinas gratuitas de artesanato sustentável.

Aberto ao público, na quinta (7) e na sexta feira (8), a partir das 13h30, o projeto conta com exposição que reúne imagens de obras de renomados artistas que invocaram questões ambientais e de preservação da natureza, como Michelangelo, Tarsila do Amaral, Sandro Boticelli, Di Cavalcanti, Monet e Van Gogh. A intenção é promover o acesso à arte e conscientizar sobre a conservação de recursos naturais.

“A relação entre cultura e cidadania, bem como seu papel na luta contra as mais variadas formas de vulnerabilidade social, são questões que o Brasil enfrenta há décadas. Grande parte dos brasileiros tem pouca ou nenhuma familiaridade com o universo dos museus, por isso, é importante promover esse tipo de ação, ainda mais, com um tema tão relevante”, avalia a coordenadora do projeto, a engenheira e educadora ambiental, Karyna Bahiense.

Além disso, haverá oficinas de artesanato sustentável gratuitas, que ensinarão a fazer carteiras recicladas, a partir de caixinhas de leite e suco e sobra de tecidos, e pintura artística em sabonetes. Serão disponibilizadas 30 vagas – quinze para cada. Na quinta-feira (7), das 8h às 11h, será a Oficina de Carteiras Recicladas, e na sexta (8), acontecerá, no mesmo horário, a Oficina Pintura Artística em Sabonetes. Quem quiser participar, basta comparecer e se inscrever na hora.

As ações têm apoio da Prefeitura, por meio da Lei Rubem Braga de incentivo à cultura.

“Aliar cultura e meio ambiente fortalece a cidadania e o desenvolvimento crítico. Assim, ter a oportunidade de participar dessas atividades, que são promovidas via Lei Rubem Braga, é a certeza de que a cultura em Cachoeiro caminha muito bem”, ressalta o subsecretário de Cultura, Lucimar Costa.

Projeto Museu Natureza Itinerante nas escolas

Sete escolas municipais de Cachoeiro também serão contempladas com a visita do projeto Museu Natureza Itinerante. De segunda (4) até o dia 14 deste mês, estudantes das unidades “Anísio Ramos”, “Anacleto Ramos”; “Galdino Theodoro da Silva”; “Pedro Estellita Herkenhoff”; “Valdy Freitas”; “Maria das Dores Amaral” e “Jácomo Silotti” poderão curtir as obras expostas, sendo incentivados a interpretá-las sob o ponto de vista da ecologia, além de conhecerem mais sobre os pintores e os movimentos artísticos dos quais fizeram parte.

Além disso, os estudantes também participarão de palestras sobre a proteção da biodiversidade e da promoção de cultura.

“Queremos oportunizar acesso gratuito à arte, por meio de atividades participativas, lúdicas e integradas com pautas relevantes para a formação cidadã”, afirma Karyna Bahiense.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


*