Esporte, Saúde e Qualidade de Vida são temas da nova temporada do Torneio Sesi de Robótica

Como e onde podemos ajudar as pessoas a serem mais ativas? Como a sua criatividade pode motivar pessoas a se movimentarem mais? As respostas para essas perguntas irão nortear a nova temporada do Torneio Sesi de Robótica 2020-2021, que será oficialmente lançada nesta sexta-feira (21), às 15 horas, nos canais oficiais da competição. Com o tema “RePLAY – esportes e brincadeiras que movimentam o corpo e evitam o sedentarismo”, o desafio dos participantes será desenvolver projetos ligados à saúde, esporte e qualidade de vida.

A temática foi escolhida devido ao fato das atividades que nos motivam física e mentalmente terem mudado de forma significativa nas últimas décadas. Segundo a organização internacional que realiza o evento, a For Inspiration and Recognition of Science and Tecnology (FIRST), isso nos desafia a usar ainda mais a nossa criatividade, imaginação e senso crítico para encontrar novas formas e locais de movimento. O Serviço Social da Indústria (Sesi) é o operador oficial do Torneio de Robótica FIRST LEGO League (FLL) no Brasil. As inscrições devem ser abertas em outubro e os torneios regionais devem ser realizados a partir de janeiro de 2021.

Mas as escolas e os jovens interessados em participar da maior competição de robótica educacional do país, já podem conhecer o tema RePLAY e o desafio desta temporada acessando o site do Torneio de Robótica. Nele, também é possível conferir o passo a passo da montagem das equipes com jovens de 9 a 16 anos, da preparação para o desafio. As equipes selecionadas nas etapas regionais ganham um lugar no torneio nacional, o Festival Sesi de Robótica.

Assim como nas outras temporadas, nesta edição, os estudantes serão avaliados pelo projeto de inovação e pesquisa, capacidade de trabalhar em equipe (core value), e desafio do robô, realizado nas arenas.

Projeto de Pesquisa

Participar do Torneio Sesi de Robótica requer muito estudo para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa. Para isso, os estudantes terão que:

  1. Identificar um problema que faz com que as pessoas não sejam ativas o bastante (A Organização Mundial de Saúde recomenda um mínimo de 30 minutos por dia de atividade aeróbica);
  2. Realizar pesquisas sobre o problema escolhido pensando em possíveis soluções;
  3. Desenvolver uma ideia ou tecnologia capaz de resolver o problema, ou melhorar soluções já existentes;
  4. Criar um protótipo da solução escolhida pela equipe para ajudar as pessoas a serem mais ativas. No desafio do robô, as equipes terão dois minutos e meio para realizar o maior número de missões possíveis na arena (ou tapete).

Abertura online

Para o evento online de abertura da nova temporada do Terneio Sesi de Robótica foi convidada Aline Silva, atleta de Luta Olímpica (ou Wrestling). Ela é idealizadora do projeto Mempodera, que trabalha com crianças e jovens ensinando inglês e a modalidade esportiva. A equipe Legos Vorazes do Sesi de Maruípe, classificada na última temporada para a etapa internacional – cancelada devido a pandemia de Covid-19, também está com presença garantida.

O lançamento da nova temporada também contará com o professor e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas Epidemiológicas em Atividade Física e Saúde da Universidade de São Paulo (USP), Douglas Roque Andrade, falando sobre os desafios de manter uma vida saudável em tempos modernos.

Sucesso na última temporada

Na temporada passada, o tema escolhido pela FIRST foi Cidades Inteligentes, e as equipes de estudantes precisavam criar projetos capazes de melhorar o dia a dia das pessoas nas grandes cidades. Após a realização dos regionais, aproximadamente 1,5 mil estudantes de equipes de mais de 500 escolas das redes pública e privada, com idades entre 9 e 18 anos, participaram do evento como competidores na modalidade FIRST Lego League. Um destaque da temporada foi o grande número de meninas inscritas: elas já são quase a metade do total de estudantes.

As equipes Legos Vorazes (Sesi Maruípe) e Pocadores (Sesi Jardim da Penha) mandaram super bem e conquistaram o pódio no Festival Sesi de Robótica, sediada no Pavilhão da Bienal, localizado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Os Legos Vorazes conquistaram o terceiro lugar na categoria Design Mecânico, conquistando uma vaga no Open Brazil, etapa internacional da FIRST LEGO League. Eles competiram com cerca de 100 equipes de todo o Brasil e conquistaram a oportunidade de competir com estudantes de diversos países. Entretanto, o torneio acabou sendo cancelado por conta da pandemia de Covid-19.

O Torneio Sesi de Robótica 2019-2020 também reuniu competidores nas categorias FIRST Tech Challenge e F1 in Schools, tendo selecionado estudantes brasileiros para outras competições internacionais. Nesta última competição,a escuderia estreante Pocadores, criada pelos alunos do Sesi Jardim da Penha, conquistou o segundo lugar da etapa nacional.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *