Espírito Santo registra queda de quase 24% na arrecadação de maio

Assessoria de Comunicação – ASCOM

A receita arrecadada pelo Estado do Espírito Santo no mês de maio registrou uma queda de 23,82% em relação ao mesmo período de 2019. No acumulado, ou seja, de janeiro a maio, houve um decréscimo de 13,80%. Os dados estão nesta edição do Painel de Controle da Macrogestão Governamental, divulgado nesta segunda-feira (29), no portal CidadES – Controle Social.

Documento apresenta ainda como estão os gastos com pessoal para cada Poder e órgão diante da queda de receita.

Confira release completo. Clique aqui.

Boletim atualiza projeções de receita, despesa e margem fiscal

O Núcleo de Avaliação de Tendências e Riscos, unidade do Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo (TCE-ES), atualizou as projeções para as receitas, despesas e a margem fiscal tendo em vista a evolução da pandemia causada pela Covid-19 e as incertezas decorrentes no cenário econômico e fiscal. Como nos estudos anteriores, o Boletim Extraordinário nº 4 apresenta projeções para três cenários: otimista, moderado e pessimista. No caso mais grave, os cálculos indicam uma queda da receita de 2020 em relação a 2019 de R$ 3,18 bilhões, com um recuo de 16,3% na arrecadação do Estado, e de R$ 1,93 bilhão para os 78 municípios (recuo de 14,3%).

Para a atualização do estudo, a equipe técnica da Corte incluiu dados da execução orçamentária de maio do Estado e as informações mais recentes dos municípios. Em razão do ajuste no cronograma das transferências relativas ao Programa Federativo de Enfrentamento ao Coronavírus, o Boletim excluiu a ajuda federal do cálculo referente a maio, passando para o mês de setembro.

Veja release, com as tabelas e gráficos detalhados. Clique aqui.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *