ESPECIAL: Hotel Ilmenita, o primeiro em Iriri

A Família Ferrari construiu pelo menos cinco hotéis em Iriri. O Hotel Espadarte foi construído para hospedar os excedentes do Morubixaba

Primeiro Hotel

O empresário do ramo de farmácias em Cachoeiro de Itapemirim e Alfredo Chaves, Sr. Mário Pires Martins, tinha vários negócios, era bem de vida e muito amigo do Sr. Manoel de Paula Serrão, e a convite dele, foi para Iriri ajudar a vender os lotes que e lá comprou na Praia da Areia Preta e construiu o primeiro hotel em Iriri na praia da Areia Preta foi construído na década de 40.

O Sr. Mário Pires Martins convidou o Sr. Jofre Ferrari que era farmacêutico em Cachoeiro e Alfredo Chaves para trabalhar no hotel Ilmenita, recém-inaugurado. O Sr. Jofre Ferrari casado com a Senhora Lurdes Balliana, aceitaram o desafio de trabalhar como serviços gerais e cozinheira.

Jofre e Lurdes trouxeram seus filhos, Antônio Carlos Ferrari, Fernando Ferrari e Augusto Ferrari, bem depois, veio Fernanda Ferrari.

Antônio Carlos Ferrari – se formou em medicina e acabou ajudando o padre Humberto Pietro Grande a fomentar o Hospital do Mepes em Anchieta, onde foi diretor.

As Famílias Ferrari e Balliana chegaram da Itália ao Brasil em 1888, desembarcaram do Navio Adria, no Porto de Benevente e subiram rio acima para Alfredo Chaves.

A família Ferrari acabou apostando em Iriri no ramo de Hotelaria. Antônio Ferrari (médico) fundou o Hotel Espadarte; Augusto Ferrari, o Hotel Pontal das Rochas; Assunta Balliana, o Hotel Belvedere; os primos no Hotel Ilmenita e o avô o Morubixaba.

Hotel Morubixaba

O empresário Mário Pires tinha ainda outros negócios fora do litoral e resolveu arrendar o Hotel Ilmenita para o Sr. Joffre Ferrari por seis anos. Durante este tempo, eles compraram o terreno onde é o atual Hotel Morubixaba. Já com o espírito empreendedor, o Sr. Joffre Ferrari construiu de seis a oito quartos para hospedagem, hoje conta com 24 apartamentos.

Hotel Espadarte

Foto/ divulgação

O empresário Rafael Ferrari, filho do médico Antônio Ferrari, contou que o pai construiu o Hotel Espadarte devido o excedente de hospedagem do Hotel Morubixaba.

Em 1971, do médico Antônio Ferrari, com 24 anos de idade, foi ao BANDES e conseguiu financiamento, mas teve que ofertar o Hotel Morubixaba como garantia do empréstimo. A negociação criou um mal estar na família, pois o Sr. Joffre Ferrari não autorizava a transação, mas a senhora Lourdes Balliana, que era uma grande visionária, empreendedora e comerciante, autorizou a garantia. “Se eles perdessem o Hotel voltariam a estaca zero, seriam empregados novamente”, afirmou o proprietário do Espadarte.

Hotel Espadarte, Rafael Ferrari – filho de Antônio Ferrari.

O médico contratou o renomado e visionário arquiteto Cesar Romano para o projeto de construção do Espadarte. O Hotel foi o segundo financiado pelo Bandes no ES – o primeiro foi Hostess, em Vila Velha, hoje demolido.

O hotel foi construído em etapas, devido às questões financeiras. No dia 15 de setembro de 1975 inaugurou o térreo, mais dois andares, em 1986 aprovou um novo projeto no BANDES, onde ampliou para sete andares que inaugurou em 1988. “Hoje com uma estrutura completa, com dois elevadores, duas piscinas (uma térmica), restaurante (Funciona o ano inteiro com uma chefe renomada de Vitória, dona Léa), serviços de praia completo, serviços náuticos (pedalinho, standap, caiaque, jet ski e uma lancha com capacidade para 15 pessoas para passeio à Ilha dos Cabritos). 

O Hotel possui a maior estrutura em auditórios no litoral sul com três auditórios para 170 pessoas, outro para 70 e 60 lugares, salas para 35 pessoas (completa estrutura para eventos governamentais ou privada).

“No verão, nós somos um destino turístico. O hospede vem, é uma alegria. Tem 44 anos o verão é sempre sucesso. Iriri é um balneário perfeito, é primitivo, tem uma beleza natural mais raras do Estado. Aqui não precisa de carro, você vai a pé e conhece as três praias”. Afirma Rafael Ferrari.

O Novo Hotel Espadarte está localizado entre duas praias, com uma localização privilegiada, de frente para o Mar da Areia Preta e a cinco passos da praia. Onde disponibiliza, para sua família ou sua empresa, uma estrutura completa de serviços de hospedagem, lazer, alimentação e eventos.

Curiosidade

A esposa de empresário Mário Pires chamava-se Helena, nome herdado à Praia de Santa Helena.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *