ESPECIAL: Festival de Frutos do Mar uma homenagem às famílias de Iriri, AMANHÃ começa

O Festival Capixaba de Frutos do Mar terá uma extensa programação que começa quinta-feira

O Festival Capixaba de Frutos do Mar de Iriri já é sucesso consolidado, está na sua 22ª edição. Este ano, ganha um charme a mais, homenageará as famílias que escolheram Iriri para residir, empreender e construir as suas vidas. São mais de 150 que receberão uma flâmula na janela de suas casas, outras, receberão a homenagem pelas redes sociais. 

Tudo começa nesta 5ª (10) e vai até domingo, 13. A programação, segundo os organizadores, será recheada de atividades musicais, culturais, esportivas e gastronômicas.

De acordo com o chefe de cozinha, Gilson Surrage, dezenas de pratos à base de frutos de mar com temperos locais estarão sendo comercializados a preços promocionais nos estandes do evento e nos restaurantes do balneário. “A programação do festival inclui música, gastronomia ao vivo (aulas-show), oficinas de culinária para crianças, adolescentes e muita comida boa. Serão dez boxes oferecendo um cardápio variado de peixes e frutos do mar, além de doces finos, cervejas artesanais, drinks e sorvetes. Restaurantes e hotéis de Iriri também vão oferecer pratos especiais, envolvendo todo o balneário no clima do festival”, disse.

Segundo a presidente da Associação Iriri Vivo, Sirlene Ferreira a rede hoteleira está quase toda com ocupação completa. “Tem filas de espera em hotel e casas já alugadas. Tudo isso faz com que o evento tenha um pouco mais de responsabilidade. A intenção do Festival é pegar todos os estabelecimentos, não só os standes da Praça Gastronômica, mas todos os comércios, hotéis, restaurantes, quitandas, farmácia, ambulantes, sorveterias, padarias… Todos esperam por este evento, que é o maior do estado em gastronomia. Há muita expectativa para aguentar esperar o verão, que é o que sustenta a economia. Esperamos 45 mil visitantes”.

Como este ano já são 22 anos ininterruptos de festival, o evento vai crescendo ano após ano, isso motivou a Iriri Vivo trazer as famílias para também distribuir esta responsabilidade. “As famílias, além dos comércios participarem do evento e também serem responsáveis pela construção do festival, este ano trouxemos esta novidade. Queremos trazer histórias de Iriri. No começo foi um pouco mais trabalhoso, até a gente passar a mensagem que queríamos, mas agora, as famílias ligam, chegam, querem ser prestigiadas, querendo colocar o sobrenome delas nas flâmulas, estou achando muito legal, tô amando isso”, disse Sirlene.

Foto/ PRATOS DO FESTIVAL / FAZER UM FILMINHO / LUCIANA MAXIMO

Drink do Jamaica traz Pau do índio e Sexo na praia

O Festival é uma grande vitrina da gastronomia capixaba, e, entre tantos pratos deliciosos a bebida também tem lugar de destaque. Pela segunda vez, Brown participa do evento e promete levar drinks exóticos, como o Pau do Índio, O Orgasmo da Índia, o Alexander, a caipirinha de yakult e o Sexo na Praia. “O principal nosso são os drinks e cachaças artesanais. Temos os variados drinks, desde os mais clássicos, como a caipirinha e a caipivodka aos mais exóticos”.

Catuaba, amarula, vodka, pó de guaraná, gelo, açúcar com leite condensado sãos ingredientes que levam ao drik Orgasmo da índia não tem como se experimentar se apaixonar garante Brwon. “O Pau do índio é pesado, leva cachaça, pó de guaraná, açaí, catuaba, gelo, leite condessado e mel. Delicioso”, afirma.

Tem acarajé e camarão na moranga

Entre os pratos do Festival, Jaciana Araújo dos Santos leva o Cantinho do Mar com quatro deliciosas receitas: O Pastel do Português com recheio de camarão e outros, o camarão na moranga, panquecas e o acarajé. “O camarão na moranga traz um creme de camarão à base de catupiry, creme de leite, coentro, cebolinha e salsinha. Fazemos aquele molho gostoso, cozinha a moranga no vapor depois a gente leva ao forno, recheia e gratina. A panqueca é diferenciada: a massa bem fina e leve, com creme de camarão bem gostoso com catupiry e um molho maravilhoso, depois levo ao forno e dá aquela gratinada e saborear”, contou Jaciana.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *