Escritora infantil incentiva preservação da natureza com livros sobre plantas, flores e frutas

Existem muitas formas de ensinar sustentabilidade para a garotada e estimular o contato com a natureza. A jardinagem certamente é uma delas. Ao aprender sobre os ciclos das plantas, a criança desenvolve a consciência ambiental e, quando se tornar adulta, poderá ser mais crítica e observadora em relação às práticas irregulares que ameaçam o equilíbrio do ecossistema. E nada melhor do que a literatura para levar esses conhecimentos ao universo infantil. Essa é a ideia da escritora Isa Colli com o livro “O Jardim da Amizade”, que chegará às livrarias e sites de venda do Brasil e do mundo em julho.  

Jardim da Amizade é um livro delicado, sensível e cheio de alegria. Ele conta a história de amizade entre Jô, uma jovem minhoca, e Beatriz, uma lagarta que se transformou em uma borboleta colorida e cheia de charme. Em um desfecho surpreendente, que acontece em Floriano, o jardim onde vivem, as amigas aprendem a importância de cada ser vivo para o equilíbrio da natureza.

“As crianças já são surpreendidas pelo visual, já que o livro é rico em detalhes e cores. E a história é muito cativante. Procurei mostrar que o respeito e o carinho pela natureza são essenciais para garantir a harmonia entre os seres vivos”, diz Isa Colli.

Emoção com a primeira história  

Outro livro da autora também encanta os pequenos com a temática de flores, frutas e natureza abundante: “A Árvore Dourada”. Ele tem uma história muito especial: foi escrito por Isa quando ela tinha 13 anos e publicado agora, 40 anos depois.

A fábula ensina a valorizar as coisas simples do dia a dia, como o contato com a natureza. A obra narra o despertar do menino Juca para as belezas da vida. E foi durante um passeio, onde avistou um pomar com diversidade de frutas, que o garoto embarcou em uma aventura imaginária e muito educativa. A história também cativa por falar de inclusão, pois o protagonista tem uma deficiência visual, o que não o impede de vivenciar uma experiência incrível no pomar.

“Esses livros podem ser lidos em família ou trabalhados em sala de aula. E o legal é que as duas histórias podem inspirar brincadeiras e até novos hábitos de vida. Uma possibilidade bacana é montar uma pequena horta, pomar ou jardim em casa ou na escola. Cultivar um pomar em casa, por exemplo, estimula o consumo de alimentos orgânicos, que não prejudicam o solo”, sugere.

“Cuidar do meio ambiente e repensar formas de sermos mais sustentáveis são atitudes fundamentais para o futuro do Planeta”, completa Isa.

Serviço:

O livro “O Jardim da Amizade” poderá ser adquirido a partir do dia 15 de julho no site collibooks.com e em plataformas digitais mundo afora. “A Árvore Dourada” já está disponível para venda.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *