Escritora capixaba Isa Colli comemora dez anos de carreira

Depois de trabalhar em cobertura de eventos culturais e esportivos por anos a fio, a jornalista Isa Colli se lançou em uma outra empreitada: a literatura. Neste ofício, Isa se descobriu e os livros passaram a ser como filhos. A mãe amorosa na vida real, com seus dois meninos já crescidos, agora se dedica à sua cria literária. O mais velho, o romance “O Recomeço”, tem dez anos, e o caçula, “O Reino do Tempo”, acaba de chegar ao mundo com a proposta de ensinar a criançada a importância das estações do ano para o equilíbrio do planeta. Nesta entrevista, a autora fala sobre os dez anos de carreira, o novo livro e os planos para o futuro.

Como começou sua história como escritora?

Isa: Minha história como escritora começou há exatos dez anos, quando lancei o livro “Um amor, um verão e o milagre da vida”, reeditado com o nome “O Recomeço”. Foi um momento delicado da minha vida, em que eu precisei me licenciar do trabalho para cuidar da saúde e me tratar de um câncer. Durante esse período, eu me dediquei à escrita e o resultado foi o nascimento da escritora Isa Colli. Esse livro abriu portas para novos estilos de escrita, e em 2013, comecei a escrever livros infantojuvenis e não parei mais. Hoje, tenho vários filhos espalhados mundo afora.

Você abriu a editora Colli Books, em 2018. O que mudou após essa iniciativa tão ousada?

Isa: Eu diria que a maior guinada na vida profissional foi quando eu abri minha própria editora. Muitos disseram que eu era doida porque montei a empresa num momento de crise econômica mundial, que provocou o fechamento de várias editoras e livrarias. Eu diria que sou uma mulher que não tem medo dos desafios.

Fale sobre seu novo livro O Reino do Tempo. Como surgiu a inspiração para essa história?

Isa: Eu sempre curti as estações do ano, cada uma com as suas peculiaridades. Verão traz energia aos meus dias; inverno me lembra aconchego; primavera traz alegria e flores à minha vida e o outono é a época das frutas que eu amo tanto. Aí um belo dia me veio a inspiração para transformar as quatro estações do ano em personagens de um livro infantil.

Qual a mensagem que você quer passar para as crianças com esse livro?

Isa: “Reino do Tempo” é uma fábula que ensina às crianças a importância de manter o equilíbrio entre a primavera, o verão, o outono e o inverno. Minha ideia é despertar na garotada a curiosidade e o desejo de entender como funciona o tempo, de maneira divertida.

As estações do ano influenciam a sua vida? De que forma?

Isa: Influenciam na vida de todos e todas. As estações do ano interferem diretamente na nossa vida, alterando o nosso humor e até influenciando nas reações do nosso corpo. A primavera, por exemplo, é uma época de expansão e força, mas o vento também pode nos desestabilizar e gerar desequilíbrios. Isso explica por que nesse período muitas pessoas têm crises de labirintite e enxaquecas, pois o vento está relacionado com a parte superior e mais alta do corpo.

Já o verão é associado ao elemento fogo e ao coração. A estação é favorável para exteriorizar sentimentos e investir em atividades e encontros que trazem otimismo e leveza.

Outono é um tempo de paz. Está associado aos rins e ao elemento água, portanto, uma boa ideia é nadar e tomar muito líquido – especialmente sucos. O grande inimigo pode ser o medo. Exercícios respiratórios são muito bons para nos livrar de temores, muitas vezes infundados, que podem chegar nessa época.

No inverno, as emoções predominantes são a tristeza, a melancolia e a depressão. É realmente uma fase de recolhimento e interiorização, em que se deve dormir cedo, acordar tarde e descansar muito. Faz bem comer nozes, avelãs, amêndoas e castanhas. Fazer exercícios é importante pois eles trazem energia para combater a tristeza.

Quais os planos até o fim do ano? Muitos lançamentos previstos?

Isa: Tenho alguns lançamentos previstos sim. Um deles é o “Luke em Nova York”, que conta as aventuras do macaco atleta na sede da ONU. Vou lançar também uma história muito bonita para crianças com câncer. Estou trabalhando ainda em um projeto de popularização da literatura e tem mais algumas novidades que estão sendo amarradas. Assim que possível eu vou contar a vocês.

Como adquirir o livro o reino do tempo?

Isa: O livro já pode ser adquirido na Amazon, Bol, Kobo, Books.google, e na próxima semana já estaremos à venda na Europa, e em outros sites de e-commerce tanto no formato impresso quanto e-book, nas lojas: Magalu, Shoptime, Fnac, Americanas, Submarino, na Books e muitas outras.

Deixe uma mensagem para o público que acompanha o seu trabalho?

Isa: A mensagem que eu deixo é que nunca abram mão dos seus sonhos. Por mais que pareçam impossíveis, somente se tentar você terá a chance de realizá-lo. Sejam amáveis com as pessoas e solidários com quem precisa. Plantem o bem, que certamente sua colheita será farta.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *