Escola municipal de Cachoeiro é destaque em prêmio nacional de gestão escolar

A escola municipal “Dolores Gonzalez Villa”, de Cachoeiro, classificou-se em terceiro lugar na etapa regional do Prêmio Gestão Escolar 2020, realizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) com a finalidade de reconhecer boas práticas, incentivar o aprimoramento dos processos de gestão e promover ações que possibilitem a troca de experiências entre gestores escolares.

A unidade de ensino localizada no distrito de Conduru disputou com outras 95 escolas públicas do Espírito Santo inscritas – estaduais e municipais – e, agora, participará da etapa nacional.

Nesta fase, será feita a seleção de uma escola por região do país, totalizando cinco finalistas que concorrerão ao título de “Referência Brasil”, concedido na cerimônia de premiação, que será realizada em dezembro.

Nesta edição do Prêmio, por meio do tema “Como as escolas estão enfrentando o desafio do afastamento social para manter o vínculo entre os atores escolares?”, o Consed quer dar visibilidade às formas criativas e inovadoras com que as escolas estão lidando com a nova realidade decorrente da pandemia do novo coronavírus.

A escola “Dolores Gonzalez Villa” aposta no projeto “Horta Amiga”, uma horta criada para valorizar o espaço de aprendizagem na educação infantil e desenvolver uma rede de saberes interdisciplinares, capaz de gerar mudanças nos hábitos alimentares das crianças, alunos de turmas do Maternal I ao Pré II. Construído e efetivado por toda a equipe escolar, antes da pandemia, o projeto teve como base a valorização do homem do campo, de seu ofício e, também, do cuidado com o meio ambiente.

Com a participação dos estudantes, de suas famílias e toda a comunidade escolar, os materiais foram coletados e selecionados para construção da horta. Cada turma ficou responsável por construir um canteiro e conhecer a história de um alimento a ser plantado e cultivado, enriquecendo de forma lúdica o momento de aprendizagem dos estudantes.

Devido à pandemia, sentiu-se a necessidade de expandir a iniciativa para além dos muros da escola, para que as crianças pudessem se sentir mais próximas da unidade de ensino, mesmo durante o isolamento social.

A equipe escolar abriu os espaços da escola para que as crianças colhessem os alimentos que plantaram, com todos os cuidados sanitários necessários, e muitas famílias fizeram suas próprias hortas em casa, ampliando a conscientização sobre temas como reciclagem, preservação ambiental e alimentação saudável.

O Prêmio

O Prêmio Gestão Escolar é realizado desde 1998 pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação para estimular a melhoria da gestão das escolas públicas. Desde que foi concebido, vem ganhando reconhecimento da comunidade educacional brasileira. Ao longo de sua trajetória, aproximadamente 34 mil escolas de todas as regiões do país participaram do Prêmio. Muitos gestores foram reconhecidos por seus trabalhos, tornaram-se conhecidos nacionalmente e puderam contribuir e inspirar outras escolas.

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