Engenheiro agrônomo ensina práticas sustentáveis para conservar o solo

Dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) indicam que um terço dos solos do mundo está degradado. Um dos reflexos é a retenção de nutrientes para a produção de alimentos.

Para evitar que essa situação se agrave, técnicas sustentáveis de plantio ajudam a conservar o solo. O engenheiro agrônomo Elídio Torezani, que é diretor da Hydra Irrigações, ensina algumas boas práticas.

Uma delas é o plantio direto, que é o cultivo de plantas agrícolas sob os restos vegetais do cultivo anterior. Essa prática reduz os efeitos erosivos, visto que a camada de resíduos vegetais atua como um escudo contra a água e o vento.

Essa camada de resíduos vegetais protege o solo da gota de chuva, que quando bate direto no solo, além de facilitar a erosão, compacta-o de tal forma que ele vai perdendo a capacidade de deixar a água se infiltrar.

Rotação 

Outra técnica é a rotação de culturas. Trata-se da alternância entre o que é plantado numa mesma área, evitando o desgaste nutricional do solo. 

Pode-se, por exemplo, plantar soja na safra e depois alternar para o plantio de milho, escapando assim da prática da monocultura, diminuindo, assim, os efeitos deletérios da prática da monocultura, tendo em vista a conservação e a vida do solo.

Integração entre lavoura e pecuária e outras técnicas 

É possível combinar o cultivo de espécies com a criação de animais em uma mesma área, de forma simultânea, com o uso sustentável do solo, proporcionando a máxima produção de alimentos e fibras.

Já a adubação verde proporciona aumento na infiltração e retenção da água no solo. 

Outras dicas são realizar o descarte correto das embalagens, o controle das queimadas e o reflorestamento.

Uso responsável  

“Fazer uso do solo de forma sustentável e responsável é dever de cada um que se importa com as futuras gerações. Caso contrário, estaremos subtraindo deles a capacidade de se sustentarem. Tudo que usamos como alimentos, fibras e algumas fontes energéticas tem como origem de produção um solo bem tratado. Preservem ao máximo esse bem comum: o solo é um grande patrimônio”, disse o engenheiro agrônomo Elídio Torezani.

Sobre a Hydra Irrigações

Hydra Irrigações é uma das empresas detentoras da tecnologia mais avançada no segmento em nível nacional.

Pioneira na aplicação de conhecimento e de técnicas para priorizar a economia de água na irrigação no País, a empresa, com sede em Linhares (ES), tem experiência de quase três décadas de atuação e pesquisa para associar em seus projetos critérios agronômicos rigorosos a equipamentos de ponta. O objetivo é promover alta performance de todos os recursos, considerando as necessidades e especificidades de cada cliente.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *