Encontro Cindes Jovem lança desafio em workshop de sustentabilidade

O Encontro Cindes Jovem de quarta-feira (15) abordou o tema sustentabilidade no “Workshop de ideias para a digitalização do setor de reciclagem”. O objetivo foi discutir ideias e buscar soluções para os problemas do setor de reciclagem, por meio da metodologia “Design Thinking”. 

O evento é uma parceria entre Cindes Jovem e Sim Reciclo, e contou com a participação do presidente do Sim Reciclo e da Ecociência (Associação das Empresas da Cadeia de Reciclagem do ES), Romário Corrêa, e do head de produtividade na Mil Sênior (laboratório de inovação da MedSênior), Thiago Vieira.  

A mediação ficou por conta do membro do Cindes Jovem, André Rocha, que explicou as três etapas do workshop: contextualização sobre o setor de reciclagem e design thinking; desenvolvimento das soluções para as problemáticas do setor; e apresentação das ideias. 

Romário Corrêa, iniciou a palestra apresentando o Sim Reciclo e o problema do setor. A destinação adequada dos resíduos é um tema transversal, e isso significa que é um problema que atinge a todos. O Sim Reciclo entende que os consumidores, os recicladores e os geradores têm interesse legal em resolver esse problema ambiental. O Sim Reciclo surge para acolher quem busca resolver a questão da matéria prima pós consumo, que é descartada de forma inadequada. O nosso problema, e que hoje vocês irão tentar solucionar em equipe, é como engajar todos os atores envolvidos no fluxo dos processos da indústria de reciclagem?”, disse Corrêa.  

Para colaborar com os jovens empreendedores, Thiago Vieira, head de produtividade na Mil Sênior, explicou como resolver problemas de forma mais dinâmica. 

“Atualmente, trabalhamos com algumas metodologias para solucionar os problemas, e uma delas é o Desing Thinking, que surgiu para entendermos o que precisamos mudar daquela produtividade. Com essa metodologia buscamos ações práticas para problemas reais, por meio de um processo interativo. Nós focamos no cliente e não no produto”, disse Vieira.  

Desafio 

Quatro grupos foram formados para solucionar o problema do setor de reciclagem, e utilizaram o desing thinking como metodologia, seguindo três passos: definição do problema, ideação e definição do plano de ação. 

Após uma hora e meia, as equipes tiveram cinco minutos para apresentar o plano de ação, definido de forma interativa entre os integrantes do grupo.  

“Foi um momento de criatividade e inovação. Foram muitas ideias boas que podem ser desenvolvidas. Por isso, vamos seguir com essas ideias e fazer delas um Mínimo Produto Viável (MVP) e, quem sabe, quando estiverem concluídas, apresentarmos no Repense, um evento promovido pelo Cindes”, disse André Rocha, membro do Cindes Jovem. 

Até lá, os grupos irão se reunir e acompanhar o andamento das ideias.  

Encontro Cindes Jovem 

Aberto ao público, o Encontro Cindes Jovem acontece a cada dois meses na sede da Findes, em Vitória. Com foco em temas e pautas importantes para o mundo do empreendedorismo, as reuniões são voltadas para empresários, empreendedores, universitários e profissionais de diversas. 

O Cindes Jovem 

O Cindes Jovem é um programa associativista sem fins lucrativos idealizado pelo Centro da Indústria do Espírito Santo (Cindes), com o objetivo formar e desenvolver líderes do futuro de 18 a 35 anos, além de integrar a classe empreendedora capixaba. Criado em 2005, o Cindes Jovem tem como missão fomentar o empreendedorismo nos jovens, por meio de ações diretas com a sociedade e a classe empresarial. 

Para isso, são promovidas visitas às empresas, palestras, cursos, rodadas de negócios, eventos, entre outras ações. As atividades favorecem um intercâmbio de informações e debates com grandes empresários. Dessa forma, os associados passam a conhecer um pouco da trajetória de sucesso das organizações. 

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *