Em visita técnica ao Kleber Andrade, Governo confirma nova capacidade oficial do estádio

O Estádio Estadual Kleber Andrade, em Cariacica, já está liberado, oficialmente, para receber públicos de até 21,8 mil pessoas. A informação foi confirmada pelo governador do Estado, Renato Casagrande, em visita técnica ao estádio, realizada na manhã de ontem, quinta-feira (15). Desde sua inauguração, em 2014, o estádio só possuía autorização para receber jogos para até 9,6 mil pessoas e, para eventos com público acima desse número, era necessário um alvará provisório do Corpo de Bombeiros.

Durante a visita, foram apresentadas as intervenções concluídas este ano no Klebão, entre elas a instalação das escadas rolantes, que ligam os vestiários ao gramado; dos elevadores, utilizados para uso comum e transporte de materiais das equipes; a construção das escadas de acesso às arquibancadas localizadas atrás da concha acústica, além do revestimento do piso das rampas e escadas externas.

“É uma alegria visitar o estádio quase todo pronto. Entregamos o Kleber Andrade em 2014, pois precisávamos receber a seleção de Camarões para a Copa do Mundo do Brasil. Não estava totalmente pronto, mas estava adequado para receber partidas e os treinos. E o estádio ficou como estava. Assumimos o Governo com a missão de terminar as obras. Instalamos o telão, as escadas rolantes, os elevadores e todas as melhorias na infraestrutura”, citou o governador.

A visita técnica ao Klebão também contou com a presença da vice-governadora Jaqueline Moraes; do secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu; do secretário-geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Walter Feldman; do presidente da Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), Gustavo Vieira; do diretor-presidente da Rádio e Televisão do Espírito Santo (RTV-ES), Igor Pontini; além de outras autoridades.

“Esse alvará definitivo nos dá mais segurança. Temos uma estrutura adequada e é bom que você (Walter Feldman) registre ao Tite [treinador da Seleção Brasileira] como está o nosso gramado. Sabemos que um jogo da seleção masculina, quando voltarmos à normalidade, talvez não seja suficiente pela capacidade de público, mas neste período de excepcionalidade poderia ser uma possibilidade. Gostaria que levasse nosso pedido ao presidente da CBF, Rogério Caboclo. Mas, também queremos receber a Seleção Brasileira Feminina. O estádio está à disposição da CBF e do futebol capixaba. O que ainda não está pronto, ficará até dezembro” garantiu Casagrande.

Para Feldman, os olhos do Brasil devem se voltar para o Espírito Santo. “É um exemplo de gestão pública e não aconteceu por acaso. Tem honestidade e trato com a coisa pública, algo que o Brasil deve aprender. Tanto honesta quanto competente e qualificada. Vou levar o recado do governador que o Espírito Santo está preparadíssimo para receber a Seleção Brasileira. Agora que não tem público, o Tite se preocupa com gramado e ele tem que dar uma olhada aqui em Cariacica, pois realmente está maravilhoso.  Um estádio que dá orgulho seja pela sua estética, o gramado, a acessibilidade e da parte técnica não perde para nenhum estádio do Brasil. Queria finalizar brincando que Kleber Andrade é só felicidade”, disse o secretário-geral da CBF.

Reiniciadas em março de 2019, as obras no Kleber Andrade estão estimadas em R$ 15 milhões e servirão para finalizar as intervenções no principal palco esportivo do Estado.

Durante o evento, também foram apresentadas duas novidades que serão benéficas para o futebol e os clubes capixabas nos próximos meses. Publicada nessa terça-feira (13), a Portaria N° 052-S isenta todos os clubes capixabas do pagamento da taxa de utilização do estádio, no valor de R$ 1.185,71, para partidas oficiais até o dia 31 de dezembro deste ano. A medida visa a auxiliar os clubes nesse momento de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), sem a presença de público nos estádios.

Caminho certo

Satisfeito com o avanço das obras no local, o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, celebrou a presença do secretário-geral da CBF no evento e confirmou que as obras no estádio estão perto de acabar.

“A presença do Feldman é importante para que a CBF também veja como estão avançadas as melhorias que estamos fazendo no Kleber Andrade. Agora, com o alvará definitivo autorizando públicos de até 21 mil pessoas, o estádio se apresenta como um dos principais de porte médio do Brasil e a nossa expectativa é de trazer para cá outros eventos importantes como a Copa do Mundo Sub-17, realizada aqui no ano passado. As obras estão na reta final e os capixabas vão receber um estádio bonito, funcional e moderno”, completou.

Obras

Desde 2019, diversas intervenções já foram feitas no Kleber Andrade para entregá-lo, de forma definitiva, aos capixabas. As melhorias, inclusive, possibilitaram que o Estado recebesse pela primeira vez uma competição de futebol internacional, a Copa do Mundo Sub-17, realizada em novembro de 2019.

Além das obras apresentadas nesta visita, já foram concluídas no estádio a instalação do placar eletrônico, o rebaixamento dos bancos de reserva, a instalação de vegetação nos taludes para evitar erosão, a troca do gramado do estádio, além da instalação da energia fotovoltaica, entre outras.

TVE, a Casa do Futebol Capixaba

No evento, foi anunciada a aquisição pela Rádio e Televisão Espírito Santo (RTV-ES) dos direitos de transmissão e comercialização junto aos clubes e à Federação de Futebol do Estado, permitindo que a TV Educativa do Espírito Santo (TVE) tenha exclusividade na transmissão e na comercialização dos jogos do futebol capixaba.

Além dos jogos dos campeonatos profissionais, o projeto “TVE, a Casa do Futebol Capixaba”, também transmitirá as finais dos campeonatos estaduais Sub-20, Sub-17 e Sub-15. São 48 times e aproximadamente 1.200 jovens atletas que, através da prática esportiva e da visibilidade dada pela transmissão destes campeonatos na TVE, ganharão uma nova perspectiva de oportunidade profissional.

“A TVE, no papel de emissora pública, possui como missão dar visibilidade e estimular o talento e o potencial do esporte e da cultura capixaba. Vamos replicar na TVE a experiência bem-sucedida que a Rádio ES tem na cobertura de nosso futebol. Não se trata apenas das transmissões dos jogos, mas toda a cobertura, a divulgação e todos os conteúdos que serão gerados diariamente durante a programação da emissora”, disse o diretor-presidente da RTV-ES, Igor Pontini.

Outro destaque do projeto será a transmissão do futebol feminino, com a transmissão dos jogos do campeonato da categoria, que aumentará a visibilidade e o potencial do esporte capixaba. O projeto prevê a transmissão de 40 jogos por temporada das seguintes competições: Campeonato Capixaba série A e série B, Copa Espírito Santo, Campeonato Estadual Feminino, Campeonato Interligas e Campeonatos Estadual Sub-20, Sub-17 e Sub-15. Devido à pandemia no novo Coronavírus, em 2020, serão transmitidos apenas 20 jogos, dos Campeonato Capixaba série A e série B.

O Governo do Estado é um dos maiores incentivadores do desenvolvimento do futebol local. “Outra ação importante, pois o futebol capixaba está na Série D e sempre sonhamos em dar um passo adiante, é a ajuda do Governo. Chegamos e colocamos o Banestes como o principal patrocinador do futebol capixaba e agora estamos dobrando esse recurso com a parceria da rádio e televisão. Também é preciso uma gestão profissional nos clubes e que a gente sensibilize os empresários a também investirem no futebol capixaba”, acrescentou o governador Casagrande.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *