Eleição para compor o Conselho Estadual LGBTQIA+ elege trans negra e mulher cis lésbica indicadas pelo Coletivo Fepnes

O Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado + Diversidade, indicou dois representantes e Agatha e Fábia foram uma das escolhidas

A eleição para compor o novo diretório do Conselho Estadual LGBTQI+ do ES ocorreu na última quarta-feira, 15, em assembleia virtual, onde foram eleitas  onze entidades do seguimento LGBTQI+.

Agatha Benks

A eleição ocorreu no formato virtual, conduzido pela Gerência de Diversidade Sexual e Gênero na pessoa de Renan Lira Cadais, e membros do atual do conselho.  Dentre as doze entidades, onze foram eleitas para o biênio 2019/2023 e, o Coletivo de Fortalecimento e Empoderamento da População Negra do Sul do Estado + Diversidade, indicou dois representantes, recebeu onze votos e conquistou a vaga de titular e suplente para representar o interior.

Agatha Benks, trans negra, cursando Gestão Hospitalar na Faculdade Pitágoras, foi uma das pioneiras no ativismo em defesa das pautas da diversidade, participou do Núcleo Pedra e do Coletivo Livres em Cachoeiro de Itapemirim, em 2019 integrou o Coletivo Fepnes, onde hoje atua como Diretora do Departamento +Diversidade, em todos os núcleos do coletivianos, “ressignificar a luta contra a homofobia é um ato político e dever de todos”, assegura Agatha.

Fábia de Souza

Fábia de Souza Araújo, mulher cis lésbica, funcionária pública municipal de Marataízes, do setor capacitação empresarial, na Sala do Empreendedor, membro da Comissão LGBT+ de Marataízes, idealizadora do “Projeto Sentir-se Segura”, que atende com kits de higiene menstrual, mulheres em situação de rua e meninas em vulnerabilidade. “Sempre senti vontade de fazer algo pela população de rua, em especial as mulheres, e com o incentivo e apoio do Coletivo, esse projeto se tornou real”, ressaltou Fábia.  

De acordo com a presidente do Coletivo Fepnes, Luciana Souza, a Baiana, somente com a participação da sociedade, provocando a implantação e execução de políticas públicas, fiscalizada e distribuída de forma igualitária, é capaz de produzir uma sociedade justa, que participa democraticamente do controle social, formulando e acompanhando a utilização dos recursos públicos.

Explicando a sigla: LGBTQI+

“L” significa lésbicas, mulheres, cis ou trans, que sentem atração afetiva e/ ou sexual por outras mulheres, também cis ou trans. Mas, você sabe de onde vem a origem dessa expressão? Prepare-se para viajar para a Grécia!

G – Gay vem de origem inglesa e pode ser interpretada como alegre. Trata-se de um termo para designar homens, sejam cis ou trans, que sentem atração afetiva e/ ou sexual por outros homens, da mesma forma cis ou trans.

B- Bissexualidade diz respeito a pessoas cis ou trans que sentem atração afetiva, sexual ou emocional por mais de um gênero, como uma identidade fluida

Q- “Queer” significa “estranho” e deu nome a um lugar chamado Queer Street onde as pessoas discriminadas pela sociedade eram alocadas. Embora fosse uma expressão muito utilizada para ofender pessoas LGBTQIA+, ao contrário do que esperavam, o grupo aderiu ao termo de forma a abraçar todos que não se encaixem dentro da heterocisnormatividade, ou seja, hetetos e cis, a parcela da população que se identifica com seu sexo e gênero de nascença.

Intersexuais: Intersexualidade está ligada a pessoas em que os aspectos biológicos definem o sexo, como cromossomos, hormônios, órgãos internos e externos. Ou seja, é um termo que descreve a anatomia relacionada a questões reprodutivas ou sexuais que se diferenciam nas definições típicas de homens ou mulheres, de acordo com Sociedade Intersexo da América do Norte.

Assexuais – A sexualidade é uma orientação como hétero, homo ou bi. A diferença é que não há atração sexualapenas afetiva. Assim como as outras, é possível manter namoro e casamento, porém com ausência de qualquer desenvolvimento em relações sexuais, com revela relatório do Programa de Estudos em Sexualidade (ProSex) da Universidade de São Paulo (USP) realizado em 2008: 7,7% das mulheres e 2,5% dos homens brasileiros fazem parte desse grupo.

+ – O “+” é o termo coringa que engloba todas as letras da sigla completa LGBTT2QQIAAP, respectivamente se referindo a lésbicasgaysbissexuaistransgênerostransexuaisSpirits – segundo nativos americanos, trata-se de uma pessoa que nasceu com espíritos masculinos e femininos -, queerquestionado – aqueles que ainda estão se encontrando -, intersexuaisassexuaisaliados – todos que prestam apoio – e pansexuais – atração sexual independente de identidade de gênero ou sexo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *