Elaboração do PDM de Anchieta é exemplo para outras cidades

Iniciativa da revisão do documento, sem gastos com consultoria terceirizada, vem servindo de incentivo para outras cidades a fazerem o mesmo.

Anchieta recebeu esta semana a visita da equipe de elaboração do Plano Diretor Municipal (PDM) de Marataízes, a fim de conhecer de perto as técnicas adotadas pela Prefeitura de Anchieta para revisão do PDM. O foco principal da vinda do grupo foi devido o município ter iniciado o processo de revisão do PDM sem auxilio de consultoria, utilizando os próprios servidores, evitando gastos para o cofre público.

A iniciativa de Anchieta é um fato inédito no Brasil, devido a complexidade do assunto que é o PDM.  Durante a visita, o grupo conheceu como foi todo o processo e teve orientação dos técnicos da prefeitura, Larissa Nogueira e Daniel Lacerda, além da secretária municipal de Desenvolvimento, Paula Louzada.

Para o coordenador do PDM de Marataízes, Eliezer Pedrosa Almeida, a iniciativa da Prefeitura de Anchieta fez o seu município encorajar para também, sem contratação de consultoria, realizar a revisão do documento. “Anchieta conseguiu transparecer para nossa equipe que isso é possível, basta termos comprometimento e responsabilidade. Além disso, pudemos perceber que é um ganho muito grande para o município ter os próprios servidores envolvidos nessa revisão”, disse.

Para Louzada, o reconhecimento de um trabalho é gratificante, bem como poder ajudar outras cidades. “Ficamos felizes por nossa iniciativa, que não gerou gastos para o município, ser reconhecida e ainda ser exemplo para outras cidades”, disse.

O PDM de Anchieta, após 11 anos sem revisão, foi revisto pela comissão com participação da população por meio de audiências públicas. O documento foi concluído neste semestre e encaminhado para a Câmara Municipal, onde aguarda apreciação dos vereadores.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *