EDITORIAL: o lixo fede

Como se sabe, o lixo é uma moeda muito valiosa no Brasil, às vezes vira luxo. Vira luxo quando se recicla, se transforma, ainda que em adubo para plantas saudáveis.  É uma moeda que instiga empresários a apostarem alto no negócio milionário.

O alto preço pago para tira-lo das ruas da cidade e leva-lo até seu último destino, a população paga sem saber quanto vale cada quilo prensado. O negócio é tão lucrativo que as empresas disputam acisarradamente e, nas licitações elas são capazes de cobrir o preço mais baixo, falsificar documentos, emprestar orçamentos, se organizarem entre si para sagrarem-se vencedoras a qualquer custo. E quando perdem, enlouquecem, apostam nos mandados de segurança para conseguir liminares e parar o processo na marra, se for o caso.

E que se dane se as ruas tomadas de lixo e abutres. Tantos abutres que se juntam na mesma carniça podre em busca do vantajoso negócio que fede a distância.

Afim de assinar o contrato com as instituições, muitas empresas estão dispostas a seduzir, do motorista do chefe do executivo ao mandatário.

Nesse conflito de interesse, o mal cheiro acaba muitas vezes no fundo de uma cela de cadeia como ocorreu em Presidente Kennedy com a prisão da Prefeita Amanda Quinta Rangel.

Além da catinga que esse lixo deixa no ar, prefeitos estão deixando o mandato mais cedo, com afastamentos solicitados pelo Ministério Público. A quem esteja foragido da polícia e continua na disputa pelo contato já assinado.

A reportagem mergulhou nesse tema e descobriu em Piúma que existem suspeitas de formação de cartel entre algumas empresas que disputaram a licitação para a coleta do lixo. Você vai entender como é que funciona o negócio, onde tem muitos interessados, vereadores, jornalistas, prefeitos, prefeitas, trabalhadores, garis, empresários…  Nesta edição, você vai saber que a podridão não é uma realidade apenas de Piúma.

Além desta reportagem especial, veja também as matérias relacionadas a Anchieta, Itapemirim, Presidente Kennedy entre outras. Faça uma excelente leitura e reze pela jornalista Luciana Maximo que tem se debruçado em temas tão importantes a serem revelados no jornalismo.

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *