Economista e ex-vereador Joerval Abrahão morre em Piúma e deixa um legado de honestidade

Para os que ficam, a dor e a saudade vão invadir os corações, em especial dos familiares e amigos. O ex-vereador de Piúma, Joerval Abrahão faleceu na manhã desde domingo, 02

Joerval e sua esposa Maildes – Foto Arquivo

O pai, esposo, avô, sogro, amigo, piumense nato, político, homem público, economista Joerval Abrahão Vargas, 72 anos, faleceu na manhã deste domingo 02, pela falência múltipla dos órgãos, após um longo período de luta com o mal de Parkinson e outras comorbidades.

Seu Joerval, uma pessoa boníssima e muito popular em Piúma, foi vereador por duas legislaturas (1997 a 2000 e 2001 a 2004), tendo sido Vice-Presidente da Câmara Municipal de 2001 a 2002 – inclusive, foi Diretor-Geral daquele órgão, após os seus mandatos parlamentares; também exerceu o cargo de Secretário Municipal de Administração e Finanças no governo de Samuel Zuqui e ocupou cargo administrativo na Prefeitura na gestão de Ricardo Costa.

Joerval na Câmara de Vereadores

Segundo o procurador da Câmara, Osvaldo Pedroto, ele era flamenguista “roxo” e gostava de brincar com os colegas servidores da Casa de Leis, quando seu time ganhava, mas, ficava triste quando sofria derrotas, sempre aceitando as gozações.

O economista foi um dos fundadores do Bloco do Mé, que amava ver desfilar nos carnavais de antigamente, quando não podia mais participar por questões de saúde. “Espírita, acreditava na força do sorriso (sempre conversava com as pessoas de forma circunspecta, mas no decorrer da conversa abria um largo sorriso) e não se furtava a ajudar a quem lhe procurava, porque acreditava no princípio da caridade. Seu falecimento é muito sentido por todos que o admiravam na Cidade das Conchas”, ponderou Pedroto.

“A cidade de Piúma está de luto pelo falecimento do seu estimado filho. Joerval muito nos orgulha pelo homem honrado que foi durante toda a sua vida. A todos os familiares, amigos e piumenses nossos sentimentos Piúma perde um filho muito querido que nos deixou um legado a ser seguido”, frisou a prefeita em exercício Renina Martha Scherres Rocha.

Jorval deixa um legado de caridade a todos que ficam

O ex-vereador deixa a esposa, Maildes Pedrosa, três filhos e netos.

O corpo será velado a partir das 14h00 na Capela do bairro Aparecidinha e o sepultamento está marcado para às 15h00 no cemitério do mesmo bairro.

Exemplo de caráter, honestidade, exemplo de ser humano

Não resta dúvida que, para aqueles que acreditam em vida após a morte, o céu hoje está em festa porque recebeu um filho que enquanto viveu na terra foi um exemplo em todos os aspectos. E para os espíritas, Joerval cumpriu muito bem a sua missão na terra. Não é por causa de sua morte que os adjetivos são inumeráveis. Ele deixa um legado de caridade, honestidade, lisura e idealismo.

O Jornal Espírito Santo Notícias ensaiou várias vezes entrevistá-lo para trazer a sua história, infelizmente não foi possível. Com todas as pessoas que o jornal conversou, as falas são unanimes sobre o piumense que se despede hoje. Um exemplo, um homem do bem, um ser humano comprometido com a verdade.

Na Câmara

A ex-presidente da Câmara Lenilce Carvalho e o vereador na época Joerval

A pedagoga Lenilce Carvalho foi presidente da Câmara quando Joerval fora vereador na Casa de Leis Piumense. “Joerval, grande amigo, meu colega de câmara, conselheiro e pessoa de muita luz, sempre conduziu sua vida com serenidade e honestidade. Integro e sensato em suas decisões. Certamente já está nos braços do Pai. Sentimentos a toda família”, ressaltou Lenilce Carvalho.

Está nos braços do pai

O ex-prefeito de Piúma Samuel Zuqui foi enfático e disse que: se ele fosse da família de Joerval, estaria aliviado, pois tem a certeza que Deus o recebeu de braços abertos por ele ter sido exatamente do jeito que Deus deseja que sejam os seus filhos. “Joerval foi eleito na minha chapa a vereador, eu o convidei para assumir a Secretaria de Finanças. Eu não conheço nenhum homem mais honesto e puro que ele. Era de uma índole incontestável. Sério, honesto e profissional de gabarito, sem maldade no coração. Um homem que respeitou a todos. Joerval está nos braços do pai, ele foi como Deus quer que sejamos. Nosso abraço a toda a família”, disse o ex-prefeito.

Candidato a vice-prefeito

Em 2004, seu Joerval foi candidato a vice-prefeito na chapa da professora Maria Elisa Hehr Garcia que também traz excelentes recordações. “Hoje meu maior amigo foi morar em outra dimensão. Pessoa de uma personalidade ímpar. Pessoa que me fez ver na época da política que vale a pena ser honesto. Pessoa que vai deixar nos nossos corações um vazio eterno. Que Deus acolhe sua bondosa alma, porque aqui na terra foste uma pessoa que muito me orgulho de ter sido sua amiga. Vai em paz”.

Idealista

Joerval acreditava que era possível ter uma cidade melhor para se viver. Que a política era o passaporte, mas ele não gostava de corrupção, de desigualdades, de desonestidade. Ele era um idealista.

O prefeito afastado Ricardo Costa trabalhou junto com Joerval na Câmara de Piúma. “Vai um idealista e insistente movido pelo amor à cidade. Deixa marcado seu nome no coração de todos: amigo! Seu trabalho e dedicação por todos nós venceram limites físicos. Sou testemunha disso! Piúma chora a partida de um de seus mais queridos. Mas, com o coração grato a Deus por ele que sempre fará diferença: Joerval, nosso grande amigo! Nossos sentimentos aos familiares”, Professor Ricardo.

Primeiro voto

“Joerval foi um homem incrível, honesto, meu primeiro voto. Deixa um legado de transparência e honestidade, meus sentimentos aos familiares, meu coração está em luto por esse grande homem, um grande guerreiro!”, disse a coordenadora do Nosso Crédito Ketyla Bayerl Marafoni.

Causas Humanitárias

“Pessoa honrada e sempre preocupado com as causas humanitárias, vá em paz meu amigo e esteja no lugar espiritual que você almejou, sentiremos sua ausência porém seu espírito de bondade permanecerá vivo!”, frisou o dentista Paulo Godinho.

Aracruz Celulose

“Meus profundos sentimentos à toda família, trabalhamos juntos em são Mateus na Aracruz Celulose, uma pessoa de qualidade e de muita personalidade forte, descanse na paz do senhor Jesus”, comentou Narcizo Grassi.   

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *