EAV apresenta quatro espetáculos online e ao vivo

De 18 a 20/12 serão apresentadas quatro peças de teatro digital, online e ao vivo, concluindo as atividades dos cursos livres deste ano da Escola de Atores de Vitória

As aulas não pararam com a pandemia

O dia era 16/3/2020. O ensaio da peça “Entre Quatro Paredes”, de Jean Paul Sartre, foi a última atividade presencial da Escola de Atores de Vitória -EAV-  Paulo Coelho e Vanessa Frisso, responsáveis pela escola, não poderiam imaginar que aquele seria o último dia da EAV naquele local. Mas a renovação do contrato de locação coincidiu com o confinamento e a decisão de desocupar o imóvel, por mais dolorosa que fosse, acabou se mostrando a mais acertada. Ninguém poderia imaginar quanto tempo poderia demorar o isolamento e o retorno às atividades ditas normais e seria insuportável continuar arcando com o aluguel.

Paulo e Vanessa Frisson dirigem a Escola e as peças

Contudo a escola não parou. Aliás, a arte nunca para, se para, imortaliza quando um artista/escritor parte, não é este o caso. Pelo contrário, a peça de Sartre – encenada pelo Coletivo Arteé, -composto pelos professores e mais atores e atrizes formados na escola -, sofreu uma adaptação e virou “Huis Clos Pandèmie”, espetáculo que, em duas temporadas e participações em festivais, já foi visto por mais de duas mil pessoas. Ao mesmo tempo as aulas também foram adaptadas para o modo digital, sendo mantidas as turmas de alunos adultos e adolescentes. “Infelizmente as crianças não tinham nem equipamento e nem a disciplina necessária para acompanhar aulas de teatro virtual”, comenta Vanessa.

Os atores, professores Paulo e Vanessa explicam que, eles mesmos duvidavam do êxito das aulas virtuais, haja vista que as artes cênicas pedem proximidade e contato. O tempo mostrou que eles estavam enganados.

Vanessa Frisso frisou que no curso das aulas desenvolveram um manual de orientação para os alunos (e familiares), o que possibilitou um melhor aproveitamento, gerando inclusive novas matrículas. As aulas estão dinâmicas e quase tão divertidas quanto as aulas presenciais. De 18 a 20/12 serão apresentadas quatro peças de teatro digital, online e ao vivo, concluindo as atividades dos cursos livres deste ano. As apresentações podem ser assistidas pelo SYMPLA ZOOM – O link está na Bio da Escola. Para curtir os espetáculos é preciso fazer um cadastro simples no Sympla e pegar seu ingresso. É gratuito. Acesse o link: https://www.instagram.com/s/aGlnaGxpZ2h0OjE3ODYyNTk4MjgyNDU4NTk3?igshid=dmmns1klcm33

Paulo e Vanessa decidiram por passar o período de pandemia no distrito de Burarama, na casa de sua família, em Cachoeiro de Itapemirim. Ali encontraram o sossego necessário para ministrar suas aulas online e criar e dirigir suas peças de teatro digital.

A Escola de Atores de Vitória está presente também nas mídias sociais, Instagram, Facebook e mais recentemente criaram uma página no YouTube, onde já disponibilizaram aulas gratuitas, peças teatrais, perfis de alunos e curiosidades.

A campanha de matrículas para o exercício de 2021 será divulgada nas redes e a volta às aulas está prevista para 09 de janeiro. E garantem que, mesmo ocorrendo o retorno das aulas presenciais – com pandemia controlada -, as aulas virtuais vieram pra ficar.

Serviço:

Primeira Mostra de Teatro Digital EAV Online

18, 19 e 20 de dezembro – Online, via Zoom

Ingresso gratuitos podem ser retirados no link: https://www.sympla.com.br/primeira-mostra-de-teatro-digital-eav-online__1078907

Informações: (27) 99776-1650

Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *