Documentário de São Pedro do Itabapoana é exibido em Vitória (ES)

Produção integrará dossiê elaborado para o processo de reconhecimento de sítio histórico situado em Mimoso do Sul (ES)

Trinta e seis minutos. Esse é o tempo de duração do documentário Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana, produção feita e conduzida pelos próprios personagens da história contada no distrito situado na região Sudoeste do estado do Espírito Santo. O filme, que será lançado no início do mês, em Mimoso do Sul (ES), terá nova sessão de exibição, dia 29 de agosto, desta vez, em Vitória (ES).A gravação, fruto de um trabalho de oficinas de educação patrimonial, foi coordenada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, a Secretaria de Cultura da Universidade Federal do Espírito Santo e a Associação de Moradores da Comunidade de São Pedro do Itabapoana. As imagens registradas na filmagem vão compor o dossiê que irá integrar o processo de reconhecimento do sítio histórico. “O principal objetivo desse documentário é dar uma percepção ampliada do Patrimônio Cultural do sítio. Além de trazer reconhecimento e proporcionar a valorização da comunidade, isso possibilitará que os moradores se reconheçam no processo de preservação da memória e de suas histórias. A produção do documentário foi apenas uma etapa desse processo que incluirá ainda a realização de outras atividades com crianças e jovens do município”, ressalta a Superintendente do Iphan-ES, Elisa Machado Taveira.Depois da exibição do documentário, será realizada uma mesa redonda com a participação do documentarista Cloves Mendes, do historiador e escritor Fernando Achiamé, e do Presidente da Academia Maria Antonieta Tatagiba Pedro Antônio de Souza. Durante o debate, serão discutidas a experiência de São Pedro do Itabapoana; a importância desse sítio histórico no território capixaba; e a participação da comunidade nas atividades de preservação e promoção em São Pedro do Itabapoana. O Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana
O distrito de São Pedro do Itabapoana, antiga sede do município de Mimoso do Sul, foi fundado em 1890. Situado no extremo sul do estado do Espírito Santo, faz divisa com o estado do Rio de Janeiro. O local tombado pelo Conselho Estadual de Cultura do Espírito Santo, em 1987, até hoje, preserva a arquitetura do século XIX, com casarões e fazendas com arquitetura proveniente do ciclo do café.Serviço:
Lançamento do documentário Sítio Histórico de São Pedro do Itabapoana
Data:
 29 de agosto de 2019, às 19h30.
Local: Cine Metrópolis – Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – Avenida Fernando Ferrari, 514, Goiabeiras, Vitória (ES).
Compartilhe nas redes sociais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *